Frutas vermelhas, alimentos ricos em vitamina C e oleaginosas podem ajudar na prevenção do câncer de pele

Frutas vermelhas, alimentos ricos em vitamina C
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on reddit
Share on telegram
Share on email

A nutricionista funcional e oncológica Michelle Mendes, da Aliança Instituto de Oncologia, preparou uma lista de nutrientes. Confira.

O mês de dezembro foi escolhido para conscientizar a população sobre o câncer de pele, tipo mais frequente no Brasil.

Dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) revelam que, até o final do ano, o Brasil deve registrar mais de 170 mil novos casos da doença.O dezembro laranja visa disseminar práticas e cuidados com a pele também.

Pensando nisso, nutricionista funcional e oncológica Michelle Mendes, da Aliança Instituto de Oncologia, separou uma lista com alguns nutrientes que podem garantir uma pele mais saudável, auxiliando na prevenção e combate ao câncer de pele. Confira:

  • Frutas vermelhas como morango, framboesa, amora e outras são ricas em antioxidantes que diminuem o excesso de radicais livres no organismo, prevenindo o envelhecimento precoce.
  • Alimentos ricos em vitamina C como laranja, acerola, goiaba, kiwi, tomate e pimentão tem efeitos benéficos na pele por auxiliarem na imunidade e diminuírem a colonização de micro-organismos danosos ao organismo.
  • Fontes de gordura boa como abacate e as oleaginosas (castanhas) possuem vitamina E, nutriente importante para a hidratação da pele e foto proteção cutânea.
  • Vitamina A presente na Cenoura auxilia no bronzeamento natural da pele, sem agredi-la.- Vitamina B3 conhecida também como Niacina é uma grande aliada na saúde da pele, atuando na prevenção do câncer de pele.

Está presente em alimentos como aveia, amendoim, atum, frango, entre outros.”Uma alimentação saudável é um dos fatores de proteção contra o câncer e não é diferente quando falamos do câncer de pele”, complementa.

Você também pode gostar Preparando um cardápio saudável

Os pontos de vista expressos neste artigo são de responsabilidade do(a) autor(a).