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O essencial para um iniciante na musculação (Janela de Oportunidades)

iniciante na musculação
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Quando comecei na musculação, eu pesava 61kg, quase 62kg pra ser mais preciso e tinha uma barriga cheia de gordura. No começo os únicos exercícios que eu fazia eram: peck deck, supino, desenvolvimendo com halteres, levantamento terra, rosca direta, rosca concentrada e triceps na polia. Nada além disso. Não treinava perna, e o resto treinava errado ou não como deveria.

Treinava de segunda a sábado, todos os dias os mesmos músculos e da mesma forma. Era intenso, isso eu não posso negar. A minha dieta era “normal”, eu comia de tudo, tudo mesmo: carne com muita gordura, pão com queijo e presunto, pizza, lasanha…

Qual foi o resultado disso? Pulei de 61kg pra 77kg em 8 meses. Foram 16kg a mais e o melhor foram limpos. Não tinha mais gordura abdominal, ganhei massa muscular em todo o corpo, até nas pernas que eu nem treinava.

Mas como isso foi possível?

Leia o artigo até o final e saiba o essencial que você, iniciante na musculação, deve fazer pra obter os melhores resultados.

CONSTRUA UMA BASE SÓLIDA

Toda pessoa que começa na musculação tem dificuldades para controlar os pesos, até os mais leves se tornam pesados. Mas por quê?  Isso acontece pois, a pessoa ainda não possui coordenação motora e controle neuromuscular o suficiente para executar as repetições necessárias para gerar os estimulos que levaram ao ganho de massa muscular e perda de gordura. Isso é normal.

Felizmente, para a pessoa que está focada e quer obter resultados, o senso de coordenação motora e controle neuromuscular são desenvolvidos muito rápido. O sistema nervoso “aprende” a recrutar mais fibras e a progressão de carga acontece numa velocidade entusiasmante. Há duas semanas eu carregava Z de pesos, hoje eu estou carregando Y, amanhã, carregarei Z.

No entanto, é aí que está o problema! O iniciante na musculação deve explorar ao máximo a sua capacidade de desenvolvimento corporal com mais facilidade e não o contrário. Você deve ter em mente que precisa aprender a contrair músculos , não carregar pesos. A progressão de carga é importante, mais se você a faz sem contrair o músculo adquadamente, os estimulos seram mediocres frente ao que poderiam ser.

Construa uma base sólida aprendendo  a contrair o músculo e não somente levantar peso. Quanto mais cedo você ter em mente isso, mais facilidade você terá em ganhar massa múscular sólida e perder gordura.

FOCO NO AGACHAMENTO, LEVANTAMENTO TERRA E SUPINO RETO

Calma, eu não estou dizendo pra você fazer apenas esses exercícios, mas sim focar neles. Quando for o dia de treinar pernas, foca no agachamento. Dia de treinar costas, foca no levantamento terra.

Mas porque eu devo focar nesses exercícios e não em execícios para desenhar minha musculatura?

Primeiro, voce é um iniciante e não seria uma estratégia inteligente focar em exercios para isolar o músculo, voce ainda não tem. Segundo, não existe exercício pra “desennhar”, mas sim para construir. Portanto, o foco é contruir da maneira mais eficiente e eficaz possível.

Tanto o agachamento livre, quanto o levantamento terra e supino aumentam a sua taxa metabólica e a taxa de testosterona mais que qualquer outro exercício. Isso é muito importante para um balanço nitrogenado positivo, sintese e hipertrofia muscular. São exercícios perfeitos para criar o ambiente metabólico favorável ao crescimento muscular e perda de gordura.

Lembra que eu ganhei massa muscular na perna sem treiná-la? O resultado é global.

Benefícios que esses exercícios tem em comum:

  • Aumento da taxa hormonal;
  • Maior queima calórica;
  • Mais músculos estimulados (mais sinalização);
  • Melhora do sistema cardio vascular;
  • Melhora da postura;
  • Mais músculos e menos gordura.

Voce que está iniciando na musculação aproveite essa janela de oportunidas que tem, e faça certo. Quando comecei na musculação, ganhei 16kg sem informação e fazendo muita coisa errada. Aproveite esse tempo e ganhe 20kg, 25kg e quem sabe 30kg.

Para que voce faça esses execícios com seguraça procure o auxilio de um profissional de Educação Física.

DIETA ESTRUTURA É A CHAVE DO SUCESSO

O iniciante na musculação é o unico ser neste planeta que consegue naturalmente, ganhar massa muscular e perder gordura ao mesmo tempo. Tirando ele, apenas as pessoas que usam esteroides anabolizantes que conseguem ganhar massa muscular e continuar com a pele fina.

Então, aproveitem! Comam o mas limpo possível sendo flexiveis na dieta para que ela não se torne um tormento. Nada de batata doce, frango, arroz e ovo.

Claro, se você adorar essa combinação e suportá-la todos os dias perfeito. Mas caso contrário coma limpo, mas seja flexível e não bitolado. Para você saber mais sobre dieta flexível acesse o link.

Galera, isso é  incrível, incrivel! Eu falo isso com uma certa emoção porque eu obtive resultado, mas não aproveitei a janela de oportunidades no começo. No entanto, quero que você aproveite-a da melhor forma possível.

Aprenda a contrair o músculo e não a levantar pesos que nem um retardado, sem controle algum.

Treine com foco, agachamento, levantamento terra e supino reto. Esses exercícios vão lhe proporcionar os resultados que já mencionbei. Pratique!

Quer obeter resultados satisfatórios? Estruture a sua dieta. Coma limpo mas não seja bitolado. Para isso, aprenda o que é a dieta flexivel.

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Os pontos de vista expressos neste artigo são de responsabilidade do autor.

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