Diretório de Artigos

Peso leve ou peso pesado para um iniciante na Musculação?

peso leve ou peso pesado
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on reddit
Share on telegram
Share on email

Você que está iniciando na musculação precisa compreender que mais importante do que a carga em si, é a qualidade da contração muscular. Na verdade não apenas você, mas todos que praticam musculação e não sabem que isso é fundamental.

De nada adianta uma pessoa levantar 100kg no supino, e não contrair os músculos do peitoral. O estímulo (sinalização) será perdido, ou melhor nem existirá. Muito esforço, para pouco resultado.

Peso pesado é melhor do que peso leve desde que exista um controle neuromuscular adequado e respeito a sua adaptação. No início, o peso leve será pesado para você.

Percebeu que essa é uma questão muito relativa? Ninguém começa agachando com 100 kg ou fazendo crucifixo com dumbells de 50 kg cada.

RESPEITE A ADAPTAÇÃO

No começo, o seu corpo se vai se acostumar a carregar peso. Nesse período você vai perceber que conseguirá carregar mais carga, a progressão de carga vai aumentar ao decorrer das semanas e isso será muito motivador.

Cara, eu tô progredindo, tô ficando mais forte.

No entanto, não necessariamente você estará mais forte, na verdade o seu sistema nervoso está “aprendendo” a fazer força recrutando mais fibras musculares.

Nesse caso, não cometa o erro de  pensar que por conta de estar carregando mais carga, você estará excessivamente forte. Respeite a adaptação, os tecidos de conexão (tendões) e suas articulações não evoluem na mesma velocidade.

Muito peso sem controle e sem capacidade para levantá-los podem gerar lesões, e lesões são um entrave para que treinos de alta intensidade aconteçam.

E você que é iniciante não quer lesões logo no começo da sua “carreira”, não é? Elas podem impedir o seu progresso.

Portanto, respeite a adaptação do seu corpo.

PERIODIZAÇÃO DE TREINAMENTO

O que você acha que é progressão de carga? Carregar mais peso do que nas semanas anteriores? Sim, você acertou! No entanto, o conceito de progressão de carga é seguido de maneira errônea. Infelizmente, muitos iniciantes cometem o erro de tentarem carregar mais peso nos exercícios e, por conta disso, acabam se lesionando.

Essa ideia deturpada de progressão de carga também está inserida na mente de pessoas que treinam a bastante tempo. Curiosamente, essas pessoas continuam com o corpo “muito pouco” desenvolvido e com lesões crônicas, justamente por carregar muito peso e acharem que esse é o fator chave para o ganho de massa muscular. Por favor, não cometa esse erro!

Se fosse assim, o Arnold Schwarzenegger, Ronnie Coleman, Jay Cutler nas suas carreiras de bodybuilders teriam feito agachamentos com 1000kg ou supino com 700kg.

Querem um exemplo real? Eu, se tivesse uma ideia errada sobre progressão de carga, tentando desenvolver meu corpo às custas desse “conceito”. Estaria tentando até hoje fazer agachamentos com 400kg.

Periodize o seu treinamento

A periodização de treinamento e uma forma de você organizar o seu treinamento,sendo um das  vantagens  o controle das cargas, para que estas sejam aplicadas de forma inteligente e com uma progressão adequada.

Dentro da periodização, faça os treinos de hipertrofia, força, resistência, metabólicos…

Esses foram exemplos aleatórios de possibilidades dentro do programa. É claro que o programa de periodização deve ser estruturado pelo seu treinador e minuciosamente pensado para gerar os melhores resultados para você.

Caso você não tenha um treinador e queira saber mais sobre periodização

Para que o seu treino seja mais eficaz e você não se lesione carregando muito peso siga essas técnicas:

  1. Tente fazer mais repetições usando a carga máxima
  2. Adicione uma série extra
  3. Aumente temporariamente a frequência de treino
  4. Adicione um exercício extra

É isso ai galera, espero que tenham curtido. Abraço!

https://treino.fitness.blog/

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on reddit
Share on telegram
Share on email
Os pontos de vista expressos neste artigo são de responsabilidade do autor.

Veja também...