Diretório de Artigos

Como Ficar Rico

O que será que os ricos fazem para continuarem ricos e ganharem cada vez mais, enquanto os pobres ficam mais pobres com o passar dos dias?

Como ficar rico: Vivemos em um mundo capitalista onde tudo é movido a dinheiro e acostumamo-nos a ouvir a seguinte frase:

“Os ricos ficam mais ricos enquanto os pobres ficam mais pobres”

Frase esta ironizada inclusive em uma música intitulada de Xibom Bombom do grupo de axé baiano.

As Meninas na década de 1990. Na época, eu era criança e, assim como milhares de outras crianças, cantava a letra e dançava a sua coreografia contagiante, mas não entendia o contexto.

Apenas aumentava a raiva pelos ricos e culpava o sistema capitalista pela pobreza no mundo.

Com o passar dos anos, aprendi a administrar meu dinheiro e ver como era difícil ganhá-lo, mas vi como era fácil ficar sem ele.

Percebi que muitas pessoas ganham muito dinheiro rapidamente, mas com a mesma rapidez ficam sem nenhum centavo e vi que a culpa não é dos ricos, mas daqueles que não sabem administrar o dinheiro que possuem.

Infelizmente não aprendemos a administrar nosso dinheiro na escola e nossos pais nos incentivam a estudar muito para conseguir um bom emprego e a fazer uma poupança. Mas isto nos fará enriquecer? Obviamente não.

Quantas pessoas passaram a vida inteira estudando, tiraram boas notas, conseguiram um bom emprego público ou privado mas vivem endividados?

O que importa não é o quanto você estuda, mas sua capacidade de entender o dinheiro. A moda agora é fazer concurso público porque oferece estabilidade financeira e inúmeros cursinhos consomem o dinheiro de milhares de pessoas que jamais conseguirão um cargo público, enriquecendo os donos dos cursinhos.

Mas conseguir um emprego público com salários altos faz alguém ficar rico? Mais uma vez a resposta é não. Pessoas que ganham muito acabam gastando muito. Uma parte do salário vai para o INSS, outra para os impostos, pagamento de contas, etc… e assim o dinheiro acaba.

Trabalhamos mais para ganhar mais e consequentemente, gastar mais. O que podemos fazer para que o dinheiro ao invés de diminuir seja multiplicado? Não há uma fórmula mágica, mas a resposta é fazer o dinheiro trabalhar para você.

Qual o segredo dos ricos?

Como eles conseguem fazer o dinheiro trabalhar para si? É simples, eles usam sua inteligência financeira. Mas o que é isso?

É a capacidade de entender como o dinheiro funciona e como usar isto a seu favor. Em outras palavras, é saber como fazer o dinheiro render sem precisar trabalhar mais para isto.

Para ficar rico é preciso entender que fazer dívidas e comprar coisas financiadas que desvalorizam com o passar do tempo não é investimento, mas despesa. Fazendo isto, você não estará fazendo o dinheiro trabalhar para você, mas será um escravo dele.

Comprar uma casa, um carro, uma moto, móveis, roupas, etc… Pessoas ricas não saem por aí esbanjando. Antes de fazer isto, elas economizam.  Só depois elas gastam. Pessoas de classe média ou baixa fazem o inverso.

Caem nas armadilhas do crediário ou da facilidade do cartão de crédito e acabam vendo seu salário de um mês de trabalho ir direto para o pagamento de contas e, às vezes, só o salário não basta tendo que recorrer a empréstimos acumulando mais dívidas.

Devemos começar ensinando nossos filhos desde pequenos a utilizar o dinheiro de maneira adequada. Como?

Mostrando que o dinheiro não deve ser gasto, mas investido. Se eu guardo o dinheiro na poupança ele renderá muito pouco, mas se aplicar em ações posso ganhar muito dinheiro ou perder tudo.

Por outro lado, se eu souber quais ações comprar e a hora certa de vendê-las, multiplicarei o dinheiro investido e isto requer estudo do mercado.

Posso ter minha própria empresa e pagar pessoas que trabalhem para mim e assim meu dinheiro estará fazendo mais dinheiro. Mas se eu continuar trabalhando muito mesmo sendo dona serei escrava do meu dinheiro.

É melhor pagar para os outros fazerem o meu trabalho enquanto usufruo dos benefícios do dinheiro multiplicado. Estas são só algumas dicas de como fazer o dinheiro trabalhar para você.

É preciso trabalhar, mas não gastar o salário todo assim que receber e depois ficar se perguntando para onde foi o dinheiro ou reclamar que o que ganha não é suficiente.

É necessário buscar alternativas e não possuir uma única fonte de renda. Esse é o segredo. Aplicar uma parte do dinheiro ganho em investimentos.

Dessa forma, se perder uma fonte de renda, as outras serão capazes de manter as despesas básicas. Se tenho um salário de mil reais, o ideal é que minhas outras rendas somem dois mil, para que eu possa ter uma segurança maior e que as dívidas sejam o mínimo possível.

Ou seja, minhas rendas extras devem ser pelo menos o dobro do meu salário e minhas dívidas devem ser a menor parte do meu salário. Isso não vai acontecer de um dia para o outro, só será possível com esforço, paciência, dedicação e determinação.

Não se deve calcular as despesas de acordo com a soma total dos ganhos, mas restringi-las ao máximo. Evitar usar cartão de crédito, tomar empréstimos ou endividar-se porque quer impressionar alguém de maneira alguma é uma opção inteligente. É preciso sacrificar para depois ser recompensado.

O que é poupado hoje poderá ser gasto amanhã sem que represente um peso no orçamento, mas seja uma recompensa pelo esforço. Sem sacrifício não há sucesso.

Você também pode gostar 7 Conselhos para ensinar o seu filho a poupar

Compartilhe este artigo...

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on pinterest

Veja também...