Diretório de Artigos

7 Conselhos para ensinar o seu filho a poupar


Devido à sua curta idade e ao entendimento da vida, ensinar os seus filhos desde pequenos a poupar pode chegar a ser uma tarefa difícil, mas não impossível.

Os seus filhos estão a ser educados de uma maneira materialista, sempre pensando em parecer ou ter mesmo o que os seus vizinhos têm. Vêm na televisão todo o tipo de jogos e de seguida também querem ter.

A triste verdade é que não se ensina às crianças a poupar dinheiro para poder comprar o que querem, e por isso, os pais são chamados a fazer esta tarefa.

Daí, vamos dar-lhe alguns conselhos sobre como pode ensinar os seus filhos a poupar:

  1. Mostre as contas: É importante ser honesto com os seus filhos em matéria de finanças quando já têm uma idade razoável. É necessário ensinar-lhe as faturas que estão por pagar e de onde provém o dinheiro para o pagamento das respetivas faturas. Isto vai ajudar-lhes a entender as contas de despesas e receita.
  2. Ensine a guardar o dinheiro ganho: Cada vez que uma criança recebe dinheiro em mãos, é necessário ensinar-lhes que uma parte desse dinheiro deve ser guardado e colocado numa conta bancária.
  3. Abra uma conta para os seus filhos: Quando atingirem os 9 ou 10 anos de idade é aconselhável que abra uma conta bancária para incentivar-lhes a poupar dinheiro. Isso fará com que se sintam orgulhosos e motivados para guardar dinheiro no banco.
  4. Ajude-lhes a planear os seus objetivos: Se querem comprar algo, trace um plano financeiro de poupança para alcançar esse valor, daquela coisa tão desejada que querem comprar. Recortar uma imagem do produto é uma boa maneira de incentivar a poupar dinheiro para comprar essa coisa.
  5. Seja um modelo a seguir: Esta é a melhor maneira de ensinar os seus filhos, pois eles tendem a repetir o comportamento dos pais, por isso,, se você tiver cuidado com o dinheiro, eles também sairão a si.
  6. Ensine-os a gastar o dinheiro: Quando as crianças recebem dinheiro o primeiro que fazem é comprar algo, por isso o que deve fazer é sentar-se com eles e perguntar o que querem comprar e pedir razões porque realmente necessitam. Isto fará com que pensem duas vezes antes de gastar dinheiro.
  7. Fale do futuro: À medida que os seus filhos nascem é bom mostrar-lhe como cresce o dinheiro com o interesse suposto. Normalmente, as crianças surpreendem-se ao ver o dinheiro a crescer ao deixar na conta bancária.

Compartilhe este artigo...

Artigos em Destaque