Diretório de Artigos

Book Fotográfico: preços e onde fazer books Fotográficos Baratos

A procura por books fotográficos tem aumentado consideravelmente nos últimos anos.

Os motivos que levam as pessoas a fazerem um book fotográfico são vários, e podem ser obter boa fotos para os perfis nas redes sociais, como o Facebook ou mesmo guardar a lembrança de uma fase importante da vida, como 15 anos ou gravidez.

O book fotográfico antes de mais nada, deve ser visto como um livro e deve contar uma história, conter dramaticidade e despertar emoções.

As fotos também melhoram da autoestima da pessoa, se feitas por fotógrafos profissionais especializados que saibam extrair a beleza que existe em cada pessoa.

Preços de Books Fotográficos

Esta pesquisa de preços para books fotográficos foi feita em Belo Horizonte, mas reflete o perfil dos grandes centros urbanos do país. Foram pesquisados mais de 10 estabelecimentos e fotógrafos profissionais.

Os preços de books fotográficos na capital mineira têm uma variação grande e vão de R$190,00 a R$ 3.900,00. 

Esta variação de preços se deve aos seguintes fatores: tipo e qualidade do produto final da entrega (álbum, CD), local do ensaio fotográfico, padrão dos equipamentos fotográficos utilizados, diferencial do trabalho dos fotógrafos.

A seguir posso explicar cada um dos fatores mencionados para que o leitor possa melhor avaliar o trabalho que está pretendendo contratar e melhor entender os orçamentos dos fotógrafos.

Tipo e qualidade do produto final do Book Fotográfico

O book fotográfico pode ser entregue de várias formas ao cliente, as quais vou detalhar a seguir.

CD de fotos em baixa resolução

As fotos entregues neste formato servem apenas para visualização no computador ou para aplicar nas redes sociais. As fotos entregues em baixa resolução também podem ser chamadas fotos em formato web.

CD (ou DVD) de fotos em alta resolução 

As fotos entregues neste formato servem para revelação/impressão e admitem ampliação.

Álbum montado com fotos

O álbum montado possui folhas onde as fotos reveladas em papel fotográfico são encaixadas ou coladas. É possível a qualquer momento acrescentar ou retirar fotos.

Fotolivro

As fotos são impressas através de sistema de gráfica rápida digital em papel couchê e recebem tratamento de laminação fosca ou brilhante.

Depois, as folhas contendo as fotos são encadernadas em capa dura como um livro.

Álbum encadernado

As fotos reveladas em papel fotográfico são coladas em papel especial e depois encadernadas em capa dura.

Normalmente este tipo de material é entregue com estojo protetor em madeira.

É um padrão mais sofisticado, que normalmente encontramos nos álbuns de casamento, bodas e 15 anos.

Local do ensaio fotográfico

As fotos podem ser feitas em estúdio ou externas. Em estúdio são fotos posadas com fundo branco ou preto e incui-se alguns acessórios.

Pode-se também explorar a iluminação para dar um tom mais dramático ou mais românticos às fotos.

A sessão de fotos em estúdio é menos dispendiosa porque não necessita locomoção dos fotógrafos e equipamentos. A sessão de fotos externa geralmente é mais cara porque há necessidade de locomoção do fotógrafo e dos equipamentos do estúdio até o local de realização das fotos.

Além do custo de deslocamento, alguns lugares também cobram taxas para realização das fotos.

Padrão dos equipamentos fotográficos utilizados

Os equipamentos utilizados pelos fotógrafos por si só não garantem o resultado final do trabalho.

Porém, equipamentos profissionais dão maior liberdade de criação ao fotógrafo e possibilitam a realização de algumas fotos que outros equipamentos não possibilitam.

O investimento que o fotógrafo faz no conjunto corpo da câmera+lentes+flashes vai influenciar no valor do seu serviço, porque o equipamento fotográfico possui desgaste e precisa ser trocado com o tempo.

Cuidado! Muitos fotógrafos ainda trabalham com lentes amadoras e vendem o serviço como se o equipamento fosse profissional.

Algumas pistas para identificar lentes profissionais: abertura fixa em lentes de zoom, grandes aberturas (f/1.4, f/1.8) em lentes sem zoom.

Compartilhe este artigo...

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on pinterest

Veja também...