Arquivo da tag: Saúde

câncer de pele

Câncer de pele é o mais comum entre os brasileiros

Especialista da Rede de Hospitais São Camilo afirma que a maioria dos casos deste tipo câncer podem ser evitados com medidas simples de fotoproteção diária

Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam o câncer de pele como o tipo de maior incidência entre os brasileiros, correspondendo a 33% dos diagnósticos de câncer.

A cada ano, cerca de 180 mil novos casos são registrados em todo o país, colocando a comunidade médica e os órgãos do setor em alerta.

A cirurgiã plástica da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, dra. Andrea Oliveira, explica que fatores predisponentes como tipos de pele (mais claras e mais sensíveis); exposição solar (país tropical e de alta incidência de solaridade anual); agravantes como falta de proteção solar diária e de exames de rotina para câncer de pele são as principais causas de uma incidência alta e de diagnósticos de lesões mais avançadas.

A médica, que é membro titular da SBCP e do Grupo Brasileiro de Melanoma, também ressalta que a maioria dos casos de câncer de pele podem ser evitados com medidas simples de fotoproteção.

“O uso de protetor solar é muito associado às atividades externas, principalmente ao lazer em praias e piscinas. No entanto, a exposição solar diária, durante as atividades rotineiras do dia a dia, como na locomoção a pé, no carro ou transporte coletivo, nas atividades de educação física e, especialmente, dos trabalhadores ao ar livre, é muito mais danosa à saúde da pele do que a exposição intencional.”, afirma a especialista.

Ainda sobre o uso do protetor, a profissional afirma que, mesmo com o Fator de Proteção Solar (FPS) adequado, a exposição solar deve ser até as 10 horas da manhã e a partir das 16 horas, sempre; não se esquecendo da proteção adicional de chapéus e óculos com lentes adequadas.

“Além disso, o protetor solar deve ser reaplicado a cada duas horas, ou após mergulhar no mar ou piscina. Aos atletas, existem protetores mais estáveis ao suor”, conta.

A especialista alerta que o câncer da pele pode se assemelhar a pintas, eczemas ou outras lesões benignas. Desta forma, conhecer bem a pele e saber em quais regiões existem pintas faz toda a diferença na hora de detectar qualquer irregularidade.

Apenas um exame clínico feito por um médico especializado ou uma biópsia podem diagnosticar o câncer da pele, mas é importante estar atento aos seguintes sintomas:

  • Uma lesão na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida, com crosta central e que sangra facilmente;
  • Uma pinta preta ou castanha que muda sua cor, textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho;
  • Uma mancha ou ferida que não cicatriza e continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.

Rede de Hospitais São Camilo 

A Rede de Hospitais São Camilo é composta por quatro hospitais modernos em São Paulo. Três ficam nos bairros da Pompeia, Santana e Ipiranga, capacitados para atendimentos eletivos, de emergência e cirurgias de alta complexidade, como transplantes de medula óssea.

A quarta Unidade, recém incorporada à Rede, na Granja Viana, recebe 24 horas por dia, pacientes em reabilitação com doenças crônicas ou em cuidados continuados e paliativos. 

Os serviços contam com equipe interdisciplinar que contempla as áreas de Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição Clínica, Serviço Social, Farmácia, Capelania, Psicologia, Hemoterapia, Radiodiagnóstico e Exames Laboratoriais. 

Em infraestrutura, apresenta a unidade semi-intensiva, sala para hemodiálise e exames diagnósticos. Em 2019, oferecerá as atividades de centro médico com consultas e medicina diagnóstica para todas as idades.

Já em 2020, se transformará em hospital geral incluindo o atendimento de urgência e emergência. Excelência médica, qualidade diferenciada no atendimento, segurança, humanização e expertise em gestão hospitalar são os principais pilares de atuação. 

Hoje, a Rede de Hospitais São Camilo presta atendimento em mais de 60 especialidades, oferece ao todo 736 leitos e um quadro clínico de mais de 3,7 mil médicos qualificados. 

As unidades possuem importantes acreditações internacionais, como a Joint Commission International (JCI), renomada acreditadora dos Estados Unidos reconhecida mundialmente no setor e a Acreditação Internacional Canadense.

A Rede de Hospitais São Camilo faz parte da Sociedade Beneficente São Camilo, uma das entidades que compreende a Ordem dos Ministros dos Enfermos (Camilianos), uma entidade religiosa presente em mais de 30 países, fundada pelo italiano Camilo de Lellis, há mais de 400 anos.

No Brasil, desde 1928, a Rede conta com expertise e a tradição em saúde e gestão hospitalar.

Você também pode gostar: 8 dicas para usar o protetor solar a favor do bronze
Amamentação

Amamentação – 15 dicas para amamentar o seu filho

Todos já ouvimos falar da grande importância de alimentar os recém-nascidos com leite materno. Por vezes essa tarefa pode ser complicada ou até dolorosa para a mãe.

No artigo de hoje, vamos dar algumas dicas para amamentar o seu bebé sem problemas.

Existem algumas dicas que poderá seguir para uma amamentação sem dificuldades e cómodas para si e para o seu bebé. Passamos de seguida a explicar como o fazer de forma correcta:

Posicione o seu bebé direito

Especialistas afirmam que esta é uma das dicas mais importantes para uma amamentação correcta do seu filho. O bebé deverá estar totalmente virado para si – a cabeça, o peito, as pernas e os joelhos devem estar voltados para si. A melhor forma de pegar na criança é tendo as suas nádegas numa mão e a cabeça deitada sobre a curva do cotovelo do outro braço. Com a mão deste braço apoie o seio com os dedos todos, não tocando na zona escura à volta do mamilo – a aréola.

De seguida toque com o mamilo no lábio inferior do bebé, para que este abra a boca e aconchegue a criança ao seu corpo para que a boca se fixe na aréola. Quanto mais o mamilo estiver dentro da boca do bebé, menos este se mexe, proporcionando uma amamentação contínua.

Não permita o desconforto ou dores durante a amamentação

Uma amamentação correcta não deve ser acompanhada de dores ou desconforto. Se isto acontecer, interrompa o bebé com o dedo e volte a posicioná-la até encontrar uma posição mais confortável para si.

Já aqui falámos de alguns conselhos muito importantes para a gravidez. Sugerimos que leia qual a melhor alimentação que deve seguir enquanto está grávidao que deve comer e o que não deve comer durante a gravidez e ainda como diagnosticar e tratar a diabetes durante a gravidez.

Interrompa a amamentação se o bebé não o fizer de forma correcta

Por vezes a criança pode se sentir confusa por passar da chupeta para o seio ou para um biberão e não conseguir prender convenientemente o mamilo. É importante verificar que o bebé tem a boca bem aberta antes de lhe dar de mamar e certifique-se que a aréola está praticamente toda dentro da sua boca.

Uma amamentação pode variar entre os vinte e os trinta minutos. Se achar que o bebé está distraído, faça-o arrotar e mude de seio, deixando-o mamar o tempo que ele quiser.

Amamentar - dar de leite ao seu bebé

Dê de mamar com os dois seios

É importante dar de mamar com os dois seios. Quando o bebé parecer desinteressado, dê-lhe de mamar com o outro seio e na próxima vez que o amamentar, comece por este mesmo seio.

Dê de mamar regularmente

Por vezes pode ser assustador para a mulher a quantidade de vezes que a criança precisa de ser amamentada. Além do forte laço que cria com o seu bebé enquanto lhe está a dar de mamar, o leite materno faz que a criança precise de o fazer muitas vezes, sendo que nas primeiras semanas poderá ter que amamentar entre oito a dez vezes por dia.

Não deixe que os mamilos fiquem rijos

Os exercícios que muitas vezes são sugeridos para que os mamilos fiquem mais rijos, não são nada favoráveis e até podem prejudicar a amamentação do bebé. Lembre-se sempre de colocar o bebé numa posição correcta, evitando assim dores e desconfortos enquanto dá o leite à criança.

Use um aparelho para os seios

Se tiver os mamilos invertidos, é aconselhável a utilização de um aparelho a partir do sexto ou sétimo mês de gravidez. Este aparelho ajuda na sucção suave, ajudando a puxar o mamilo para fora. Não é aconselhável que use este aparelho mais de vinte minutos diários!

Escolha um soutien de amamentação adequado

O melhor soutien que pode escolher, é um que tenha o número acima daquele que regularmente usa. Dê preferência aos de algodão e certifique-se que a abertura para amamentar é a suficiente, de forma a que o seio não fique apertado. Evite fechos com velcro e verifique se consegue abrir e fechar o soutien com um mão, factores que ajudarão a ser mais discreta na hora de amamentar o seu recém-nascido. Verifique ainda se as alças estão devidamente colocadas e que o soutien não fica apertado ao redor do peito.

Não utilize sabonete nos mamilos

O uso de sabonete para a higiene dos seus seios, faz com que estes sequem. Os seios já dispõem de um mecanismo de desinfecção, uns pequenos altos existentes nas aréolas, glândulas que produzem um óleo com anti-séptico.

Deixe secar convenientemente os mamilos

É muito importante que deixe os mamilos secarem ao ar, antes de os cobrir. Não são aconselháveis quaisquer tipo de compressas à base de plástico ou outros materiais que façam com que o peito absorva humidade.

Atenção aos canais bloqueados

Roupas apertadas, longos períodos sem amamentar, cansaço e outros factores, podem fazer com que os canais do leite possam ficar bloqueados, podendo originar infecções se não forem tratados atempadamente. Se sentir dor ou um ponto rijo em qualquer zona do seu peito, experimente massajá-lo, começando de cima para baixo e descendo com movimentos circulares. O calor poderá ajudar a libertar os canais entupidos.

O próprio chupar da criança, ajudará também a desobstruir possíveis bloqueios nos canais, por isso faça com que o bebé se alimente do seio que possa parecer bloqueado. Em menos de 24 hora o bloqueio deverá deixar de existir, antes mesmo de você se aperceber disso.

Como amamentar e que cuidados deve ter durante a amamentação do seu bebé recém-nascido

Cure mamilos feridos com o seu próprio leite

A forma da criança chupar é a principal causa de um mamilo ferido, por isso é importante que se certifique que ela o faz da forma correcta. Poderá ajudar a cicatrização, deixando os mamilos secar ao ar depois de ter amamentado. De seguida, deixe sair um pouco de leite e espalhe-o pela zona afectada. O resto do leite da amamentação é rico em lubrificantes e têm substâncias antibióticas, que ajudam a sarar o seio afectado.

Trate mamilos gretados com Vitamina E

Se notar que no final de amamentar o seu bebé, os seus mamilos estão gretados, pegue numa cápsula de Vitamina E, fure-a, e coloque uma gota sobre o mamilo, esfregando ligeiramente. Use no máximo uma ou duas gotas apenas.

Produza mais leite com a ajuda de compressas quentes

Por vezes a mãe pode produzir mais leite que aquele que é necessário à alimentação do bebé. Poderá compensar este facto, ajudando os canais a abrir, para que haja uma libertação de leite mais eficaz. Colocar compressas quentes e molhadas nos seios, faz com que os canais fiquem mais abertos. Pode ainda deixar que o bebé se alimente durante mais tempo e mais vezes por dia. Não se esqueça de beber mais líquidos durante o dia, de forma a urinar mais vezes.

Controle o leite que os seus seios deitam

A produção de leite na mulher é muito sensível aos estímulos exteriores. Um simples chorar de um bebé pode ser o suficiente para que a seio comece a verter leite. Se isto acontecer em excesso, comprima o mamilo com a palma da mão ou utilize compressas laváveis (preferencialmente à base de algodão) sobre o seio. Um lenço de algodão, pode perfeitamente desempenhar a função.

Mastite – seios inflamados

Se os seus seios estiverem inflamados, se tiver sintomas gripais ou febre, consulte o seu médico. Pode estar perante um caso de mastite, uma inflamação nos seios.

Este problema pode ser tratado com antibióticos, que deverá tomar até ao final da embalagem. Descansar na sua cama, beber muitos líquidos e amamentar mais frequentemente, poderão também ajudar a melhor a infecção. Note que o leite não tem qualquer infecção, não pondo em risco a saúde do bebé.

Não deverá parar de amamentar se tiver os seios infectados, já que isso poderá provocar um abcesso no seio.

sexualidade e gravidez

9 mitos sobre sexualidade e gravidez

No artigo de hoje vamos desvendar mais alguns mitos, desta vez sobre a sexualidade e a gravidez.

Para quem ainda não teve a oportunidade de ver, há alguns dias atrás mostramos 8 mitos sobre o corpo o humano, que fazem com que muitas vezes as pessoas ficarem iludidas sobre a verdadeira realidade das coisas.

Hoje vamos revelar algumas curiosidades sobre mitos que existem sobre vários aspectos da sexualidade e da gravidez.

O esperma é rico em calorias?

O esperma é constituído por água, sódio, vitamina C, potássio, proteínas, entre outros constituintes. Apesar do que se diz, o esperma contém apenas entre 5 a 7 calorias, pelo que não se pode considerar rico em calorias!

Os homens pensam em sexo de 7 em 7 segundos?

Apesar de estar provado que os homens pensam em sexo mais vezes do que as mulheres, seria errado pensar que os homens pensam em sexo 57 mil vezes por dia, enquanto estão acordados! Estudos do Instituto Kinsey revelam que os homens pensam muito mais em sexo que o sexo feminino, mas tal não acontece com tanta frequência!

É possível engravidar fazendo sexo dentro de água?

Tal como acontece fora de água, existe sempre a possibilidade da mulher engravidar se fizer sexo dentro de água, principalmente se não existir qualquer tipo de protecção. De todas as formas, estar dentro de água não potencia a probabilidade da mulher ficar grávida!

Preservativos coloridos

O preservativo protege de todas as doenças sexualmente transmissíveis?

Acreditamos que a maioria das pessoas sabe que o preservativo é muito eficaz na prevenção da maioria das doenças que se transmitem sexualmente. De todas as formas, e como este não conseguem cobrir toda a zona genital, não consegue ser 100% eficaz no combate de todas as doenças que se transmitem nas relações sexuais.

Durante a menstruação não existe o risco de engravidar?

Apesar de existir muito menos probabilidade da mulher ficar grávida durante o período da menstruação, isso não é de todo impossível de acontecer. Normalmente e num ciclo normal e regular, a mulher ovula duas semanas antes do período. No entanto, o óvulo pode permanecer alguns dias no útero ou na trompa de Falópio. Com isto, a ovulação pode ser afectada ou não acontecer. A mulher pode ovular-se mais perto do período e após o óvulo ser fertilizado, este consegue sobreviver.

É possível adivinhar qual o sexo do bebé?

Há quem diga que a barriga estar mais em bico ou mais redonda determina o sexo do bebé. Outros dizem que é o facto da barriga estar mais ou menos descaída; ou ainda a grávida estar com mais ou menos azia… e entre tantas outras dicas e suposições! Apesar de existirem dezenas de especulações sobre isto, nada está comprovado cientificamente. Uma coisa é certa, não fica assim tão difícil de acertar, já que só existem duas hipóteses: ou é menina ou é menino!

Uma curiosidade: num estudo feito com 64 mulheres, chegou-se à conclusão que as mulheres que tiveram mais azia, tiveram bebés com mais cabelo…

Bebé rapaz, menino, criança

Para ter um menino, o ideal é acontecerem relações sexuais a meio do ciclo

Apesar de alguns estudos revelarem que o sexo do bebé possa estar relacionado com a altura do mês em que o óvulo é fertilizado e que predominou o sexo masculino em concepções feitas perto da ovulação, investigações mais aprofundadas concluíram que os resultados são muito díspares, concluindo que afinal não existe uma relação directa entre a altura do mês e o sexo do recém-nascido.

Andar de avião é prejudicial para o bebé?

Estudos revelam que até às 36 semanas de gestação as grávidas podem andar de avião, não existindo qualquer risco para o feto. Apesar de alguns especialistas defenderem que existe um maior risco para as grávidas de sofrerem tromboses venosas ou flebites quando andam de avião, a realidade é que qualquer outra pessoa corre o mesmo risco.

Gémeos aparecem geração sim, geração não

Apesar de existirem famílias onde aparecem mais frequentemente gémeos, não existe qualquer relação entre as gerações e a frequência de aparecerem gémeos numa determinada geração. Além do mais, um óvulo fertilizado ser dividido em dois acontece por mero acaso e ainda não é conhecido pela parte científica qual o gene responsável por tal acontecimento.

protetor solar

8 dicas para usar o protetor solar a favor do bronze

Faltam 17 dias para o verão começar oficialmente no Brasil.

Aqueles que não dispensam praia e piscina precisam equilibrar a somatória sol + protetor solar a fim de ficar com a pele bronzeada, sem abrir mão da saúde.

Pensando nisso, a Nutriex, marca expert em proteção solar com a linha Solar Gold, dá 8 dicas para cuidar da pele, ganhar um bronze saudável e manter a cor dourada – DESEJO – por mais tempo.

Sim, é possível usar o protetor solar e bronzear-se com saúde!

Dica 1) Entenda como funciona a melanina: quando a pele está exposta ao sol, a melanina entra em ação, como um escudo de defesa. A cútis oxida e escurece para proteger o DNA contra a radiação solar UVA e UVB.

Dica 2) Tome sol antes das 10h e depois das 16h: a regrinha já é conhecida, mas pouco respeitada. Esses são os horários mais seguros para pele, pois a radiação UVB tem menor incidência, o que garante o bronzeado sem prejudicar a saúde.

Dica 3) Tenha calma. O bronze vem aos poucos: ter paciência é o grande segredo. Dividir o bronzeamento diariamente em períodos de uma hora por dia, evita a probabilidade de queimaduras solares e estimula o organismo a produzir melanina. A dica é passar o restante do dia usando o protetor solar, para não manchar a pele e proteger-se de forma saudável, evitando o câncer e o envelhecimento precoce.

Dica 4) Ingira alimentos com betacaroteno: ele é um estimulante natural da melanina e está presente em alimentos de origem vegetal como cenoura, mamão, acerola, manga, beterraba, couve manteiga, entre outros. Programe seu menu e consuma esses alimentos diariamente por, pelo menos, 15 dias antes da exposição ao sol.

Dica 5) Esfolie a pele: vale investir em um esfoliante! Sua função é remover as células mortas e resíduos superficiais, o que deixa a pele lisa e mais propícia para uma cor uniforme. Faça este processo dois antes de tomar sol.

Dica 6) Use protetor solar: A Nutriex recomenda que o produto seja muito bem espalhado para que cumpra sua função com excelência. O ideal é aplica-lo 30 minutos, antes da exposição solar, e reaplicá-lo a cada duas horas ou depois do contato com a água.

Dica 7) Use protetor solar na quantidade certa: Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o ideal é aplicar, em média, a cada passada 1 colher de chá de protetor para o rosto, 2 colheres de sopa para o tronco, 1 colher de sopa para os braços e 1 colher de sopa para as pernas e os pés.

Dica 8) Evite a descamação! Lembre-se que o sol desidrata a pele, por isso, a hidratação no final do dia evita este processo e mantém o bronzeado por mais tempo. Use hidratante ou loção pós-sol e beba bastante água.

A linha Solar Gold,da Nutriex, protege e hidrata a pele, os protetores trazem uma tecnologia Bioactive E (com ações cicatrizante e antioxidante), além de uma formulação hidratante. Confira opções da marca para sua nécessaire de verão.

Protetor Solar Facial Tonalizante Solar Gold – com a exclusiva tecnologia DUO, protege e tonaliza ao mesmo tempo. Previne o envelhecimento precoce causado pela exposição ao sol, bem como à poluição. Com o sistema Color Adapt, que adequa a cor do produto à tonalidade da pele, o produto disfarça olheiras e imperfeições, proporcionando uma cobertura perfeita e uniforme de forma suave e natural. Preços Sugeridos: R$ 34,88 (FPS 30) e R$ 42,00 (FPS60)

Protetor Solar Facial Solar Gold – elaborado especialmente para a cuidados com o rosto, tem em sua formulação Bioactive E, 60 vezes mais proteção contra queimaduras solares (UVB), sem efeito oleoso, com controle de brilho e efeito mate. Preços Sugeridos: R$ 34,88 (FPS 30) e R$ 42,00 (FPS 60)

Protetor Solar para o Corpo Solar Gold – com a exclusiva tecnologia de efeito mate e textura leve, protege e absorve a oleosidade da pele. Previne o envelhecimento precoce causado pela exposição ao sol, bem como à poluição. Com formulação resistente ao suor e à água o protetor também possui ação anti-oxidante e tecnologia Bioactive E. Preços Sugeridos: R$30,00 (FPS 30) e R$ 39,80 (FPS60).

Água Oxigenada

Conheça as utilidades da água oxigenada

São poucas as pessoas que conhecem as utilidades da água oxigenada, mas fique a saber que este simples e barato produto pode ser utilizado em muitas coisas!

Saiba quais são as utilidades da água oxigenada no artigo de hoje.

Desenvolvida por volta de 1920 por alguns cientistas, com o objectivo de resolver problemas de infecção e gangrena em soldados nas batalhas, a água oxigenada conseguiu diminuir em muito o número de amputações e problemas mais graves em soldados feridos.

Quais as vantagens da água oxigenada?

A água oxigenada é um produto muito barato. Além disso é muito fácil de transportar, pode ser armazenado em qualquer tipo de ambiente e pode ser utilizado em quase tudo! Para além disso, a água oxigenada tem ainda a vantagem de não ter qualquer efeito secundário.

A água oxigenada numa solução a 3% é um dos melhores desinfectantes que se podem usar, não só no corpo humano, mas em qualquer tipo de superfície.

Porque é tão pouco utilizada e tão pouco divulgada? Apenas e tão somente porque é um produto muito barato, não dando nenhum tipo de lucro significativo!

Água oxigenada

Onde pode então ser utilizada a água oxigenada e para que serve?

Limpa germes e desinfecta a boca

Uma colher de sobremesa de água oxigenada, usada em bochechos e mantida na boca por alguns instantes, tem a capacidade de matar os germes na boca e até dar algum branqueamento aos dentes. Cuspa após o bochecho. Aprenda como cuidar dos seus dentes e saiba ainda algumas dicas para aliviar as dores de dentes.

Mantenha as escovas de dentes limpas

Deixe as suas escovas de dentes numa solução de água oxigenada, para as manter limpas e livres de germes e bactérias que podem causar gengivites ou outros problemas bocais.

Limpar e desinfectar superfícies

Coloque um pouco de água oxigenada num pano e limpe as superfícies da sua cozinha ou casa de banho. Estas vão ficar limpas, sem nódoas e completamente desinfectadas. Já leu o nosso artigo em que ensinamos como fazer produtos de limpeza com ingredientes caseiros?

Limpe tábuas de cortar alimentos

As tábuas que usa para cortar alimentos podem ser limpas e desinfectadas com um pouco de água oxigenada. Este produto consegue matar qualquer germe e bactéria, inclusive as salmonelas.

pés, mau cheiro e odores

Evite fungos, frieiras e até mau cheiro nos pés

Limpe os seus pés à noite com um pouco de água oxigenada. Isto vai desinfectar os seus pés e evitar problemas de frieiras, eliminando os fungos que podem causar problemas nos pés, inclusive o mau cheiro (chulé). Recomendamos a leitura deste artigo em que ensinamos a cuidar dos seus pés com produtos naturais e ainda outro em que apresentamos várias dicas para se livrar das dores nos pés.

Ajuda na cicatrização

Passe um pouco de água oxigenada, várias vezes ao dia, em feridas ou infecções. Este produto consegue acelerar a cicatrização e evitar problemas mais graves de infecções.

Use água oxigenada em resfriados e sinusites

Se está com uma constipação (ou gripe) e tem o nariz entupido ou se sofre de problema de sinusite, prepare uma solução com metade de água normal e outra metade de água oxigenada. Pingue algumas gotas deste preparado no nariz e aguarde uns instantes. Depois disso, assoe o nariz e sinta o poder da desinfecção da água oxigenada. Esta matará os germes e outros microorganismos nocivos para o seu corpo. Se necessitar, consulte o nosso artigo com algumas dicas de como baixar a febre.

Junte água oxigenada ao seu banho

Um pouco de água oxigenada no seu banho, ajudará a prevenir fungos e micoses e ajuda ainda a manter a sua pele saudável e desinfectada. Conheça algumas receitas com produtos naturais para um banho relaxante.

Limpe e desinfecte a roupa

Roupas que requerem uma maior desinfecção, como fraldas e lençóis, por exemplo, podem ser 100% desinfectadas se ficarem de molho numa solução com água oxigenada, antes de fazer a lavagem normal.

Conhece mais alguma utilidade para a água oxigenada? Sabia de todas estas utilizações?

Música

O poder inesperado da música durante seu treinamento físico

O que seriamos sem a música?

Ela esta presente em tudo em nossa vida.Cada música para seu momento é o segredo muita das vezes para  se dar aquela mãozinha durante a atividade física executada. 

A música e o volume que você escuta, influencia diretamente no desempenho do seu treinamento.

A música facilita a motivação, afasta o tédio e a ansiedade, e torna a atividade física mais prazerosa. Um fator que colabora com um treino mais produtivo é a escolha das músicas que serão ouvidas durante o exercício.

Elas tem o poder de distrair a atenção do atleta dos estímulos não prazerosos como fadiga, dores e cansaço, agindo como competidor a eles e reduzindo os marcadores neuro-hormonais de estresse.

Como consequência, a percepção da capacidade física estará aumentada e a intensidade de execução será maior, aumentando assim o desempenho no treino.

Para uma corrida de maior intensidade por exemplo, o ideal é escolher uma música com uma variação de batidas por minuto (bpm) entre 120 e 145; para uma caminhada moderada, entre 115 e 125; já uma caminhada leve, 100 bpms.

Mas não é algo tão rígido assim. Praticar determinada exercício com uma batida não adequada não implica em prejuízos.

Todavia, entre 5% e 10% das pessoas que utilizam reprodutores de música portáteis, como iPod ou aparelhos de MP3, com o volume muito alto podem sofrer perda permanente de audição ou outros danos, segundo especialistas da União Européia (UE).

O Comitê Científico dos Riscos para a Saúde Emergentes e Recentemente Identificados afirma que pessoas que ouvem música mais de uma hora por dia da semana durante pelo menos cinco anos com o volume alto (mais de 89 decibéis) correm esse risco.

Agora que os benefícios da música durante a prática de uma atividade física são conhecidos, monte sua playlist de acordo com a atividade de sua preferência e movimente-se, lembrando que o equipamento sonoro eletrônico (com fones de ouvido) não deve ultrapassar um volume de intensidade média (inferior ao ruído ambiente), e nem o período máximo de 1 hora por dia. “Se equalize” na frequência certa e pronto! 

Dieta

Dietas em curto prazo dão certo?

Afinal de contas, as dietas rápidas resolvem?

Muitos homens e mulheres apostam em dietas rápidas a fim de perder peso instantaneamente, no entanto não são notificadas dos males que as dietas rápidas fazem para sua saúde e corpo. 

É por isso que hoje vou ensinar para você os motivos de não fazer dietas rápidas, e também como entrar verdadeiramente em uma ótima reeducação alimentar que irá lhe trazer benefícios saudáveis de longa duração. 

Porque não investir em dietas a curto prazo  

Na verdade, as dietas momentâneas geralmente reduzem o valor nutritivo e energético, fazendo com que o emagrecimento não seja tão saudável como pensamos. 

Escolhendo por uma dieta desse tipo, você fará com que a sua imunidade despenque significativamente, e até pode demonstrar anemia, osteoporose e outras doenças. Sem contar que o pior de tudo é que, quando você abandona a dieta, o seu corpo volta a ter o mesmo peso anterior. 

Aliás, certas dietas instantâneas não liberam algumas alimentações de maneira rigorosa enquanto que permitem exageros em relação a outros alimentos. Dessa forma, você tende a petiscar muito mais ao longo do dia, e o seu cardapário fica sem graça. 

A carência nutricional dessas dietas momentâneas acabam repercurtindo em doenças como a anemia e à osteoporose nas mulheres. 

Sem contar outra parte essencial no processo de perder peso: o seu psicológico. Seu lado mental acaba sendo também atingido com a diminuição ou o corte severo de certos alimentos.

Vou abandonar dietas rápidas, vou fazer dietas de longo prazo!

Os resultados das dietas de longo prazo são mais saudáveis, positivos e de maior duração do que o das dietas a curto prazo. 

Agora que você chegou aqui, resta falar para que você não faça o erro comum de modificar tudo de uma hora para outra, pois, no emagrecimento, aquela velha máxima é muito verdadeira: O que vem rápido, pode acreditar, que vai rápido também. 

Deixe as dietas a curto prazo, e diga a você mesma(o) que fará dietas de longo prazo. É preciso ter persistência, pois todos os seus resultados vão precisar de um trabalho, mas os lucros serão muito positivos. É só conversar com qualquer especialista na área. 

Após conversar com meu clínico, de me informar bastante, e ver os efeitos em mim mesma, decidi fazer dietas de longo tempo.

Elas são muito mais recomendáveis, porque os resultados são muito mais benéficos que os da dietas rápidas. 

A minha dica é que você opte por uma dieta balanceada com 1300 a 1500 calorias por dia. Nessa dieta, você vai perder umas 500 gramas por semana. 

Fazendo uma dieta indicada por um bom especialista, você automaticamente irá começar uma reeducação alimentar, que, sem sombra de dúvidas, vai melhorar de forma considerável a sua saúde, a sua beleza, a sua vitalidade. Está preparado? Está preparada? 

Inicie uma reeducação alimentar 

Se você investir em uma eficiente reeducação alimentar, ela vai trazer a você benefícios de médio prazo, porém de longa duração.

A reeducação alimentar costuma propor alimentos bem diferentes, portanto não se preocupe com recaídas. 

Se você investir em uma eficiente reeducação alimentar, ela vai trazer a você benefícios de médio prazo, porém de longa duração. A reeducação alimentar costuma propor alimentos bem diferentes, portanto não se preocupe com recaídas. 

A sua reeducação alimentar vai originar ainda mais ao seu processo de emagrecer se for acompanhada por exercícios físicos! 

Anulando as dietas de curto prazo, você vai ter a oportunidade de optar por uma reeducação alimentar muito eficiente. Ela abrange todas as suas refeições diárias, do café da manhã até o jantar, e o intervalo entre essas refeições. 

Mas, o mais importante de tudo ela vai te fornecer dados sobre cada comida, os nutrientes que eles vão te propor, os proveitos deles, enfim, é um desenvolvimento relevante, e não superficial. Você vai ver os resultados. 

Está na hora de arregaçarmos as mangas e apostarmos em uma reeducação alimentar que traga recursos da natureza saudáveis para nosso corpo se desenvolver da melhor forma possível. 

Está disposto(a) a deixar de lado as dietas a curto prazo? Quer saber como foi minha reeducação alimentar? Que tal perder peso também por meio de uma reeducação alimentar? 

cardápio saudável

Preparando um cardápio saudável

Preparado(a) para um Cardápio Saudável?

Para ter uma alimentação saudável é preciso elaborar um bom cardápio alimentar, preparando seu cardápio com variedades de alimentos e na medida certa para suas necessidades e é como preparar um cardápio saudável que vamos ensinar hoje.

Uma dica, a variedade dos alimentos é muito importante, pois os grupos alimentares garantirão todos os nutrientes e proteínas que o ser humano precisa, além disso, vale lembrar que os alimentos de preferência precisam ser da região e da época, pois são mais baratos e com mais disponibilidade.

A qualidade é um elemento principal na elaboração de um cardápio alimentar saudável, e para manter uma boa alimentação ela precisa ser equilibrada, balanceada e conforme as necessidades da pessoa.

Por isso é importante que os cinco grupos alimentares estejam presentes na dieta do indivíduo.

Grupos alimentares importantes na dieta:

  • Carboidratos, estão presentes nos cereais, nas massas, nos pães e em outros alimentos e é preciso que estejam presentes no café, no almoço, e no jantar.
  • Carnes, ovos e leguminosas, (feijões, lentilha, ervilha, soja), devem estar presentes em apenas uma refeição diária (uma porção diária).
  • óleos e açucares precisam ser usados com moderação.
  • As frutas podem ser usadas e consumidas como suco, mas é importante tomar cuidado com a quantidade de açúcar utilizada no preparo do suco.
  • Verduras e legumes podem ser utilizadas no almoço e no jantar (almoçar com um preto de salada é uma ótima opção, pois evita que a pessoa “abuse” na quantidade de alimento).

Esses são os principais grupos alimentares que devem estar a mesa do cidadão brasileiro e que são essenciais a boa alimentação e saúde do indivíduo.

Então, elabore já um cardápio saudável a sua dieta e seja mais saudável.

Cirurgia Plástica

Cirurgia Plástica e Estética

COMO SE LIVRAR DA GORDURINHA A MAIS GANHA NAS FESTAS DE FINAL DE ANO COM CIRURGIA PLÁSTICA OU ESTÉTICA?

Fim de festas! Muita expectativa quanto ao Novo Ano e várias resoluções começam a ser tomadas.

Uma das mais comuns é:  Vou me livrar do excesso de peso! Ainda mais porque na hora das festividades e comemorações, este é um assunto de certo modo proibido! Agora que tudo está começando de novo, a nossa atenção é voltada para eliminarmos os excessos adquiridos nas festas.

Para tanto, a regra é sempre a mesma, temos que começar por dois fatores básicos:

AUMENTAR A ATIVIDADE FÍSICA É ESSENCIAL!

Tudo o que você puder fazer para ajudar a “queimar” calorias é válido. Como ir a pé ao trabalho, subir as escadas ao invés de usar o elevador, sair com as crianças para atividades ao ar livre como jogar, brincar, andar de bicicleta ou apostar corrida. Vai ser muito importante para emagrecer saudavelmente e manter o tônus muscular.

SER MAIS CONSCIENTE QUANTO À ALIMENTAÇÃO:

Tente apreciar mais o sabor natural dos alimentos! Quase todo mundo sabe intuitivamente o que engorda ou não. A alimentação saudável é muito importante se quiser perder peso.

Adote decisões sábias como, por exemplo, faça doces de frutas, como doce de abacaxi, melão ou maçã e adoce com adoçante, assim você estará diminuindo a ingestão de doces açucarados e aumentando a ingestão de frutas.

Vale lembrar que doce de abóbora feito com adoçante é uma ótima opção para deixar na geladeira quando bater aquela vontade louca de comer um docinho.

Outra dica ótima é deixar potinhos de gelatina feita com as folhas de gelatina e frutas naturais, adoçando sempre com o adoçante que estiver acostumada.

Os adoçantes naturais são mais recomendados, como stévia, sorbitol e frutose.

  • Prefira alimentos com alto teor de fibras, como saladas, grãos inteiros e pães integrais.
  • Evite refrigerantes, bebidas alcoólicas e alimentos gordurosos.
  • Amplie a quantidade de legumes, verduras e grãos em suas refeições e dê preferência a carnes magras, em pequena quantidade e, de preferência, grelhadas.
  • Tenha como hábito comer pouco e com maior freqüência.
  • Beba pelo menos dois litros de água por dia.
  • Aprenda a preparar alimentos saborosos com baixo teor calórico e de gorduras, como omelete de claras ou diversos tipos de saladas. Você vai descobrir que pode mudar os hábitos alimentares sem perder o prazer de saborear pratos saborosos.
  • Para auxiliar o processo de emagrecimento existem procedimentos estéticos que ajudam bastante como a massagem modeladora ou massoterapia, a carboxiterapia e a intradermoterapia. Elas ajudam a eliminar o inchaço e as toxinas e estimulam a circulação, aumentando o metabolismo.

Agora se o seu caso é de uma incômoda GORDURA LOCALIZADA que, por mais que você faça regime, persiste em “mostrar as caras”, como a famosa “papada”, o “pneuzinho” ao lado da barriga, a “pochete” ou gordura localizada na parte inferior do abdome. Tanto faz aonde esteja, o fato é que incomoda bastante!

A gordura localizada se caracteriza por uma concentração maior de células gordurosas na região em questão, por isso, quando engordamos é aí que se engorda mais.

Você pode ser magra e ter uma gordura localizada na região da cintura que insiste em aparecer quando coloca uma calça um pouco mais justa.

Aí é convidada para um churrasco e nessa hora esquece de controlar a alimentação, até porque você está mantendo o peso, mas o que acontece é que você pode engordar meio quilo no conjunto e aí a diferença não se torna tão visível, mas se você engordar MAIS naquela região proporcionalmente do que no resto do corpo, isso sim irá incomodá-la e muito!

Do mesmo modo, com um regime, a gordura é consumida do corpo em um todo. Não existem maneiras naturais de se remover a gordura localizada.

Lipoaspiração

Nesse caso a solução será a remoção deste excesso de gordura localizada cirurgicamente, o que levará a um equilíbrio estético da região.

Esta cirurgia, chamada de Lipoaspiração Localizada ou Mini Lipoaspiração ou Hidro Lipoaspiração, nada mais é do que a lipoaspiração tradicional que pode ser realizada sob anestesia local ou peridural, com ou sem sedação, em ambiente hospitalar e que, dependendo do caso, o paciente pode ter alta imediatamente após o procedimento.

O procedimento é relativamente simples e o pós-operatório bem tranqüilo.

Então, após este churrasco, se você engordar, será de uma forma proporcional, ou seja, você terá que engordar muito mais até que a gordurinha possa “pular” para fora quando usar uma calça um pouco mais justa.

É bom lembrar que podemos contar com este procedimento para nos ajudar na luta diária para mantermos as nossas medidas no lugar! O importante é estar de bem com a vida e com nosso corpo!