Diretório de Artigos

Black Hat SEO

Aprende neste artigo sobre Black Hat SEO e outras técnicas SEO

Existem duas formas muito conhecidas para aplicação das técnicas de Otimização SEO – Search Engine Optimization. Uma chamada de White Hat (chapéu branco), e a outra Black Hat (chapéu preto). Porém, existe outra forma, chamada de Gray Hat (chapéu cinza) que é o meio termo entre o Black (Preto) e o White (branco).

Na verdade apenas uma delas segue as diretrizes do Google e outros buscadores, enquanto as outras tentam manipular os spiders ou algoritmos dos mecanismos de busca para melhorar a classificação das (SERP) Search Engine Results Page ou das páginas nos resultados da busca.

Técnica Black Hat

Black Hat (Chapéu Preto) é um termo utilizado na área digital referente a segurança da informação, ou seja, técnicas que visam atingir objetivos ilícitos.

Esse objetivo pode ser a invasão em um sistema protegido, acesso a informações confidenciais e no caso do SEO a manipulação dos resultados dos mecanismos de busca.

Um exemplo de Black Hat SEO pode ser uma invasão num site vulnerável usando a SQL injection para ganhar links. O Google utiliza mais de 200 variáveis para definir o posicionamento de um site referente a cada palavra-chave.

O Black Hat SEO é um conjunto de técnicas com o objetivo de manipular essas variáveis para enganar os buscadores, oferecendo conteúdo diferente do resultado da busca.

Nas diretrizes para webmasters do Google, encontramos um texto que descreve as técnicas mais usadas em sites Black Hat SEO que devemos evitar:

  • Evite usar texto ou links ocultos;
  • Não utilize técnicas de cloaking (camuflagem do conteúdo real da página) nem faça redirecionamentos não autorizados;
  • Não envie consultas automáticas ao Google;
  • Não carregue páginas com palavras-chave irrelevantes;
  • Não crie várias páginas, subdomínios ou domínios com conteúdo duplicado;
  • Não crie páginas com comportamento mal-intencionado, como phishing ou instalação de vírus, cavalos de Troia ou outros tipos de softwares nocivos;
  • Evite usar páginas de “entrada” criadas apenas em função dos mecanismos de pesquisa, ou outras técnicas “pré-fabricadas”, como programas de filiação, que têm pouco ou nenhum conteúdo original.

O Google afirma que pode identificar grande parte de truques para manipular os seus resultados. O Google também oferece um endereço para que webmasters denunciem sites que possam ser considerados spam ou que tenham inflado artificialmente os seus posicionamentos para determinadas palavras-chave. Na interface para Webmasters do Google o usuário pode utilizar esse link para denúncia:- https://www.google.com/webmasters/tools/spamreport?hl=pt_br.

No caso do Black Hat SEO os mecanismos de busca podem avaliar da seguinte forma:

  • Desconsiderar de seu algoritmo o que considera irregular, sem penalizar o site;
  • Penalizar o site com a perda de posições na tela de resultados;
  • Apagar o site de seu índice.

Infelizmente nem todos os sites que utilizam Black Hat SEO são detectados e penalizados pelos mecanismos de busca.

Existem alguns programas que podem ajudar a detectar sites que utilizam Black Hat SEO, como:

  • Search Engine Spam Detector: identifica texto invisível, texto fora dos padrões naturais de linguagem, palavras-chave repetidamente enfatizadas, ou páginas de entrada.
  • Copyscape: Verifica a existência de páginas com conteúdo duplicado idêntico ao seu na web.

Todavia, não existe um programa 100% eficaz contra Black Hat SEO.

Técnica Gray Hat SEO

Gray Hat SEO (Chapéu Cinza). Se a cor é cinza, obviamente, Gray Hat SEO soa como meio-termo. E o que é esse meio termo? São técnicas não definidas como Black Hat pelos buscadores que podem ser usadas legitimamente, mas também podem ser usadas para a manipulação de resultados. Exemplos: Compra de links apenas para publicidade é perfeitamente legal. Mas se for apenas para aumentar o tráfego é manipulação. Compra de domínios expirados com um PageRanke alto pode ser considerada Gray Hat ou não! Não existe uma definição clara para isso. Quem não se interessaria por um domínio expirado com PageRank 6? Contudo, pode ser que o Google interprete de outra forma se alguém comprar esse domínio e redirecionar seus visitantes para outro. Um Redirecionamento 301 leva todo o peso e relevância de um domínio para outro. Se o Google não perceber… Um abraço! Se ele descobrir…

Técnica Grey Hat SEO

Grey Hat SEO pode ser definido como a prática de táticas ou técnicas que permanecem mal definidas pelo Google e outros buscadores. Portanto, o uso dessa técnica não é aconselhável.

Técnica White Hat SEO

White Hat SEO é o procedimento correto, o uso de técnicas legais, éticas, que seguem as diretrizes dos mecanismos de busca, principalmente do Google, para conseguir uma boa classificação das (SERPs) nos resultados de busca.

Saiba mais sobre Black Hat SEO / Gray Hat SEO / White Hat SEO.

Inscreva-se já no Curso de Formação SEO…

Compartilhe este artigo...

Artigos em Destaque