Diretório de Artigos

A importância da tecnologia para a sociedade

Entenda neste artigo a importância da tecnologia para a sociedade

Somos rodeados de necessidades das mais diversas naturezas e magnitudes e muitas vezes o seu atendimento ocorre de forma insatisfatória e outras vezes ficamos sem atendimento algum. Entretanto, muitas dessas necessidades têm o atendimento facilitado por meio de tecnologias cada vez mais avançadas, acessíveis e baratas. O barateamento dos equipamentos e serviços telemáticos ocorreu em uma velocidade extremamente alta, viabilizando o sucesso e progresso de muitos empreendimentos. Em que áreas a tecnologia pode ser útil ao povo brasileiro? De que forma os avanços tecnológicos ajudam a deixar a produção mais barata e diminuir os desperdícios?

Áreas como o trânsito, segurança, transporte, serviços e muitas outras áreas a tecnologia passou a ser essencial para a eficiência e aumento de produtividade. Muitas cidades dos mais diversos tamanhos e regiões estão tendo uma diminuição acentuada nos níveis de violência pelo uso da tecnologia, notadamente com uso de câmaras filmadoras e serviços eficientes de comunicação. O mesmo ocorre com as rodovias, onde as câmaras são utilizadas para verificar imediatamente a existência de alguma anomalia como algum motorista andando na contrata-mão, um acidente, assalto ou qualquer outro tipo de ação que prejudique o trânsito na rodovia. Com as pesquisas em várias tecnologias, se obteve muitas formas de facilidade no tratamento de várias doenças graves, ajudando a diminuir o sofrimento de muitas pessoas.

Uma nova tecnologia está ajudando muitas pessoas está sendo implantada pela empresa fornecedora de água e esgoto do Estado de São Paulo, onde as pessoas que moram em condomínios não precisam pagar a conta de água rateada com todos os moradores, muitas vezes pagando valores mais do que o triplo do que ele usou. Com essa tecnologia, o usuário paga apenas o que usou, caso a pessoa não use muita água pode economizar um valor razoável ao final do mês. Para as empresas, foi criada uma tecnologia em que os usuários podem verificar a quantidade e o valor a ser pago em tempo real pela internet.

Existem muitas áreas onde a tecnologia pode melhorar a eficiência e diminuir perdas e desperdícios. Estima-se que cerca de 60% dos vôos nos principais aeroportos do Brasil operem com atraso, certamente tecnologias mais avançadas poderão melhorar significativamente esse índice. Em torno de 40% da produção de grãos são desperdiçadas em razão de colheita, manuseio e transporte. Com o uso de tecnologia mais apurada e apropriada, essas perdas seriam diminuídas, elevando os ganhos para a economia a redução nos custos médios de produção e de preços, o que faria com que toda a sociedade saísse ganhando. Existem perdas significativas de energia elétrica e de água, fruto de roubos e fraudes. Com a utilização de tecnologia que inibe esses tipos de delitos, poderia diminuir acentuadamente o preço desses serviços cobrados da população.

Novas descobertas da área de tecnologia são sempre esperança em facilitar as coisas, de baratear a produção de produtos e serviços, de se alcançar a cura ou ajudar no tratamento de várias doenças, enfim, das novas tecnologias são sempre esperadas coisas boas e melhor bem-estar para as pessoas. As novas tecnologias barateiam o custo de vida pessoas e pode deixar as pessoas com a comunicação muito eficiente e barata, coisa que não poderia imaginar há 50 anos, hoje se faz com a maior naturalidade. Na década de 1960, um custo de ligação telefônica era muito caro e de péssima qualidade. Hoje, qualquer pessoa seja da cidade ou da zona rural se comunica com telefone celular com alta qualidade a um custo muito reduzido. Isso é a tecnologia a serviço do progresso de todos. Precisamos que as nossas autoridades priorizem o ensino em ciência e tecnologia porque é nessa área em que o progresso da nação pode ser alcançado mais facilmente.

Compartilhe este artigo...

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on pinterest

Veja também...