Diretório de Artigos

Como Comprar um Violão de Qualidade

Muitos estão comprando seus primeiros violões, seja por gostarem de música, para tentar tocar alguns acordes do seu artista predileto, ou mesmo para animar uma roda de amigos.

O fato é que a compra do primeiro violão envolve algum conhecimento extra para que tenha 100% de sucesso e satisfação.

O que muita gente ignora pode ser muito importante para que você continue gostando do seu violão, mesmo após conseguir entender todos os segredos desse instrumento.

Antes de comprar um violão, podemos observar algumas coisas.

Muitos julgam a qualidade do instrumento pela aparência, mas nesse caso específico a aparência pode estar escondendo grandes problemas.

Imagine que você está em uma loja de instrumentos musicais para comprar um violão, então encontrar um lindo exemplar, todo brilhante, com cores radiantes (é amor à primeira vista).

Esse é um grande erro que a maioria dos iniciantes comete. Você pode procurar um violão que tenha boa aparência, mas que não seja extremamente envernizado. Para que serve o verniz?

O verniz no violão seve para encobrir os defeitos causados pela baixa qualidade do acabamento em violões baratos.

Toda peça de violão deve ser encaixada com a máxima precisão, tudo para que as partes transfiram a acústica corretamente através do corpo do instrumento. O verniz, além de ser um “tapa buracos” para violões mal feitos, também é péssimo para a acústica. O verniz absorve certas frequências do áudio, isso é péssimo por uma série de motivos.

Da próxima vez que for comprar um violão, experimente não olhar para os muito envernizados, pois esses são os de menor qualidade.

No final das contas, os violões mais caros, por volta dos R$ 500 são os mais indicados. Não tem como errar, se você adquirir um violão nacional ou importado (de marca conhecida), provavelmente terá bons momentos ao tocar o seu violão.

Para completar o seu aprendizado, também é possível aprimorar suas técnicas usando um bom curso de violão online.

Compartilhe este artigo...

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on pinterest

Veja também...