Diretório de Artigos

Como saber se realmento posso Comprar Algo

Você já entrou em uma loja, seja ela qual foi e viu algo que lhe agradou muito. Quer comprar mas não sabe se realmente ele cabe no seu orçamento naquele momento.

Vamos a um exemplo:

Entrei em uma loja de eletrônicos e gostei muito de uma TV nova. A melhor maneira de saber se realmente posso comprar a TV é se eu posso pagar por ela à vista com meu salário depois de descontar todas a contas que já tenho incluindo os compromissos de planos de poupança, CDB e etc..

Depois de verificar tudo isso e ainda tiver dinheiro para comprar a TV à vista então é óbvio que posso comprar.

Infelizmente esse não é o caso da maioria das vezes que vamos a uma loja para comprar algo.

Muitas das vezes que vamos, pensamos em pagar por aquela TV no cartão de crédito ou financiado em varias parcelas.

Antes de comprar no cartão de crédito é melhor pensar quanto tempo levaria para que você quitasse aquela dívida, levando no máximo dois meses.

Se não vai conseguir quitar em dois meses então não compre porque vai pagar juros muito altos e não vai ser um bom negócio.

É muito melhor você se dar conta disso e começar planejar a compra da tão sonhada TV.

Se o cartão de crédito não for o seu caso e sim dividir em várias parcelas. Pense no valor das parcelas e o que ela representa em seu orçamento mensal. Se a parcela couber em seu orçamento depois de todas aquelas coisas importantes que mencionamos acima, você esta bem encaminhado para compra.

Antes de comprar, sempre é muito bom verificar qual a diferença do preço à vista e o parcelado. Sendo muito a diferença, melhor pensar em guardar o dinheiro da parcela todo mês e comprar à vista. Assim você vai sempre economizar pequenas fortunas que pode fazer muita diferença.

Outra opção seria trocar algo de seu orçamento mensal pelo valor do item que você quer comprar, seja à vista ou parcelado.

Mas pensando seriamente se realmente vale à pena fazer este sacrifício, muitas vezes não vale e pode nos custar muito mais.

 Uma outra dicas muito legal que funciona muito bem é depois de ver o item na loja, ir para casa pensar tranquilamente sem a pressão de ninguem se realmente preciso daquele determinado item. Muitas vezes vamos ver que não precisamos.

 Atenção! Nunca sacrifíque sua poupança em uma compra de um supérfluo, ao não ser que esta poupança foi criada justamente para compra desse item. Caso contrário nunca faça isso porque lá na frente vai te custar muito mais!

Você também pode gostar 7 Conselhos para ensinar o seu filho a poupar

Compartilhe este artigo...

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on pinterest

Veja também...