Diretório de Artigos

Culinária: a origem da Lasanha

Descubra a Origem da Lasanha

Origem da Lasanha: Quem acha que a lasanha é um prato recente, se engana. Na realidade, a história desta deliciosa fórmula tem suas raízes nada mais, nada menos que nos períodos da antiga península itálica.

Obviamente, naquele período a lasanha não era como nós a conhecemos hoje, porém consistia em algumas fatias de massa, divididos em quadrados, cozidos numa panela e comidos com legumes e queijo.

Entre muitos períodos a lasanha permaneceu sendo realizada assim, e vinha sendo denominada pelos Romanos de “lasana” ou “lasanum”, que no latim representa “vaso, recipiente”. Isso mais ou menos até o século quatorze. Francesco Zambrini, um conhecedor do século XIX, encontrou receitas de lasanha de queijo e presunto antigas onde a lasanha era postas em tiras ou teria condições de ser permanecida ilesa, com várias camadas recheadas de queijo. 

Após esta descoberta, Zambrini publicou a fórmula num livro de pratos de comidas e, graças a ele, a partir de então a lasanha foi realizada continuamente como a conhecemos atualmente, em camadas.

Com o passar do tempo, a lasanha transformou-se num prato muito conhecido e adorado mundialmente, graças a uns restaurantes de Bolonha, os quais produziram a conhecida lasanha à bolonhesa e passaram a servir aos clientes no começo do século 20.

Entretanto a consagração originou-se no ano de mil novecentos e trinta e cinco, quando o escritor Paolo Monelli cita a comida no seu livro chamado “Il ghiottone errante” (O glutão errante).

Hoje em dia a lasanha pode ter os mais diferentes tipos de recheios, a começar dos tradicionais, até criações domésticas.

Compartilhe este artigo...

Artigos em Destaque