Ensino e Práxis Dialógica na EPT: Uma resposta à violência escolar e à promoção da paz escolar

pessoas.

A realidade de violência tem impactado profundamente a sociedade, sobretudo as populações em situação de maior vulnerabilidade. Entre 2021 e 2023, houve um aumento de 245,6% nas interrupções do calendário das escolas brasileiras por motivo de violências (Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 2025).

Trata-se de uma realidade que não pode ficar alheia à prática pedagógica, visto que os jovens são profundamente afetados. Pensando em responder ao dilema da violência, que tem impactada a escola, produzi, em colaboração com meu orientador no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) no IFCE, o e-book Práxis Dialógica: Possibilidades prático-reflexivas no Ensino Médio Integrado para uma cultura de paz. Trata-se de um Produto Educacional voltado para a Educação Profissional e Tecnológica, mas que pode ser implementado em outras categorias escolares.

Não podemos negar, por um lado, que nos últimos anos o Estado tem garantido um maior acesso de jovens ao ensino formal. Isto, certamente, constitui-se como a garantia de um direito assegurado pela Constituição de 1988. Por outro lado, vemos um aumento exponencial das violências dentro dos espaços escolares. Essa realidade exige que a escola dê uma resposta pedagógica como contribuição para a superação das violências que têm ocorrido tanto no seu interior quanto em seu entorno.

Por isso, o e-book não trata apenas de mais um trabalho acadêmico, alheio à realidade situacional dos estudantes, mas de um subsídio norteador que nasceu de anos de experiência no trabalho com jovens por meio da educação popular. Contou ainda com a colaboração de diversas leituras de estudiosos e estudiosas, principalmente de Paulo Freire, além de algumas pesquisas acadêmicas. Portanto, o leitor e a leitora encontrarão palavras genuínas, marcadas por amorosidade, dedicação e responsabilidade com a juventude.

O e-book ficou dividido em três partes: “Interlocuções teóricas”, “Vozes da sala de aula: vivências pedagógicas em diálogo” e “Dialética do encontro: sentidos e propostas para a práxis freireana”. Na primeira, apresenta-se a base teórica que articula a pesquisa, com destaque para a proposta pedagógica de Paulo Freire; na segunda traz-se experiências e reflexões desenvolvidas durante a investigação do mestrado; e na terceira parte, expõe-se dicas fundamentais para que sejam desenvolvidas práticas dialógicas no ambiente escolar na perspectiva de promover uma cultura de paz.

Por fim, um produto voltado, especialmente, para docentes, gestores e coletivos que se dedicam nos trabalhos interdisciplinares e extracurriculares na educação formal, vale a apena a leitura da obra Práxis Dialógica: Possibilidades prático-reflexivas no Ensino Médio Integrado para uma cultura de paz, pois acreditamos ser um importante instrumento pedagógico como resposta à realidade de violência escolar e à construção de caminhos de paz.

O conteúdo encontra-se disponível no site editora Humanize: https://editorahumanize.com/ensino-e-praxis-dialogica/ e no site da capes: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1001356.

Ernande Arcanjo

Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (IFCE), graduando em Letras – Português (UFC), licenciado em Formação Pedagógica em História (FAEL) e bacharel em Serviço Social (FATENE). Possui especializações em: Paulo Freire e a Pedagogia Libertadora; Ensino de Ciências Humanas; Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade; Neurociências do Comportamento; Direitos Humanos; e Educação a Distância 4.0.

Os pontos de vista expressos neste artigo são de responsabilidade do(a) autor(a).