A organização dos elementos, recursos e forças disponíveis para atingir determinado objetivo é estratégia. Originalmente usada na área militar, passou a ser muito utilizada na área dos negócios.
Originária do grego strategos a palavra estratégia significa a arte do general, pois há mais de 2000 anos, na Grécia, os strategos eram os generais dos exércitos e o objetivo da estratégia era a vitória.
A estratégia é o meio (ou conjunto dos meios) para alcançar um fim (objetivo), que é a vitória sobre o oponente.
Observe as palavras abaixo:
- Stratós/stratia: Exército acampado
- Stratéia: Expedição/campanha
- Strategeo: Liderar como um general
- Strategós: Comandante de exército
- Strategia: Qualidade e habilidades do general
Esses conceitos foram introduzidos na administração de empresas a fim de auxiliar as organizações a competirem nos mercados. Desde a sua origem na Revolução Industrial, as organizações passaram por evoluções por conta do progresso das tecnologias, o que aumentou a concorrência e a necessidade das empresas buscarem diferenciais para sobreviver.
Isso porque, durante a revolução industrial que teve início na Inglaterra, em meados do século XVIII, o mundo do trabalho passou da manufatura à indústria mecânica, o que multiplicou o rendimento do trabalho e aumentou a produção global, aumentando o número de empresas concorrendo no mercado.
Assim na década de 50, no pós-segunda guerra mundial, começam a se intensificar os estudos que vão dar origem à Escola da Estratégia. Era uma época de forte crescimento econômico, de aumento da concorrência, da Globalização e do número de consumidores, principalmente pelo fenômeno dos baby-boomers.
Esses fenômenos acabaram por pressionar a indústria para avanços tecnológicos que trouxessem redução dos preços e aumento da qualidade. O crescimento dos mercados também faz com que as empresas passassem a popularizar os produtos e buscar formas de aumentar o desejo pelo consumo.
Os estudos sobre a estratégia tinham como objetivo fazer com que as organizações melhorassem seu desempenho por meio de vantagens competitivas sobre seus concorrentes.
Muitos dos conceitos de estratégia empresarial foram construídos sobre os pensamentos de Sun Tzu (544 – 496 a.C.), um general chinês e teórico da estratégia militar, que escreveu um tratado denominado A Arte da Guerra. Para Sun Tzu a estratégia pressupõe que o exército deve conhecer seu oponente, os seus pontos fortes e fracos e as principais ameaças a serem enfrentadas. E a formulação de uma estratégia deve respeitar quatro princípios fundamentais:
- Princípio da escolha do local de batalha: seleção dos mercados onde a empresa vai competir;
- Princípio da concentração das forças: organização dos recursos da empresa;
- Princípio do ataque: implementação das ações competitivas da empresa;
- Princípio das forças diretas e indiretas: gestão das contingências.
Desde então, esses estudos vêm acompanhado as mudanças dos ambientes empresarias e criando novos métodos de trabalho, de gestão, de incorporação das inovações tecnológicas a fim de auxiliar os gestores a tomarem decisão, determinar os objetivos e metas e formular planos para o alcance dos objetivos da empresa.
Assim, podemos dizer que a estratégia é o caminho, ou caminhos, que a organização segue para assegurar seu desempenho e sua sobrevivência. Com a necessidade de pensar estrategicamente, os estudos evoluem para o nascimento do processo de planejamento estratégico.
Este material foi baseado em:
PAIXÃO, Márcia Valéria. Administração Estratégica. Curitiba: Instituto Federal do Paraná/Rede e-Tec, 2012.