Diretório de Artigos

Paraty, um patrimônio histórico brasileiro

Conheça Paraty.

Considerada Patrimônio Histórico Nacional, Paraty é uma bela cidade colonial que preserva até hoje suas inúmeras características naturais e arquitetônicas.

Foi fundada em 1667, nos arredores da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, padroeira da cidade.

Se tornou uma grande potência econômica, por conta dos engenhos de cana de açúcar e por seu porto local, onde se escoava das Minas Gerais o ouro e as pedras preciosas que embarcavam para Portugal. Devido à grande visibilidade, era alvo constante de piratas, que se refugiavam em praias próximas.

Famosa pelo Centro Histórico – considerado pela UNESCO como “conjunto arquitetônico colonial mais harmonioso” tombado pelo IPHAN – tem suas ruas protegidas para preservação por correntes que impedem a passagem dos carros.

Paraty foi considerada também a mais importante região produtora de pinga no Brasil Colônia. Acredita-se que, a partir de 1600, a bebida tenha começado a ser alambicada em terras paratienses, mesmo sem ter sido pioneira na produção brasileira da aguardente de cana.

A pinga produzida fez tanta fama pela sua qualidade, que custava mais caro que todas as demais comercializadas no país, ponto de partida para os mais de cem alambiques que funcionaram desde então – atualmente, são apenas sete.

Após a inauguração da Estrada Paraty-Cunha, tornou-se pólo turístico nacional e internacional, ao manter as construções históricas bem preservadas – o que torna Paraty a cidade perfeita para viver momentos inesquecíveis.

Em Paraty o verde das matas faz a combinação perfeita com o azul do mar. A baía de Paraty possui aproximadamente cinquenta praias, sendo algumas com acesso por carro e muitas com acesso apenas por barco.

Especialmente estas últimas não só possuem uma natureza em estado quase selvagem,  mas preservam muito da ancentral cultura caiçara.

Suas praias de águas cristalinas nos permitem enxergar o fundo do mar e ver belas tartarugas e golfinhos.

Além da vasta lista de cachoeiras distribuídas ao longo da cidade, Paraty encontra-se em um ponto geográfico privilegiado no quesito ecologia.

Vale à pena conhecer os parques e reservas ecológicas, onde a integração da fauna, flora, rios e mares é rica e exuberante.

Não sabe por onde começar? Visite Pousadas em Paraty, que tem como missão principal mostrar os melhores lugares para hospedagem e informações sobre as melhores praias, passeios e recomendações para as suas horas de lazer.

Compartilhe este artigo...

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on pinterest

Veja também...