Diretório de Artigos

Preparando um cardápio saudável

Preparado(a) para um Cardápio Saudável?

Para ter uma alimentação saudável é preciso elaborar um bom cardápio alimentar, preparando seu cardápio com variedades de alimentos e na medida certa para suas necessidades e é como preparar um cardápio saudável que vamos ensinar hoje.

Uma dica, a variedade dos alimentos é muito importante, pois os grupos alimentares garantirão todos os nutrientes e proteínas que o ser humano precisa, além disso, vale lembrar que os alimentos de preferência precisam ser da região e da época, pois são mais baratos e com mais disponibilidade.

A qualidade é um elemento principal na elaboração de um cardápio alimentar saudável, e para manter uma boa alimentação ela precisa ser equilibrada, balanceada e conforme as necessidades da pessoa.

Por isso é importante que os cinco grupos alimentares estejam presentes na dieta do indivíduo.

Grupos alimentares importantes na dieta:

  • Carboidratos, estão presentes nos cereais, nas massas, nos pães e em outros alimentos e é preciso que estejam presentes no café, no almoço, e no jantar.
  • Carnes, ovos e leguminosas, (feijões, lentilha, ervilha, soja), devem estar presentes em apenas uma refeição diária (uma porção diária).
  • óleos e açucares precisam ser usados com moderação.
  • As frutas podem ser usadas e consumidas como suco, mas é importante tomar cuidado com a quantidade de açúcar utilizada no preparo do suco.
  • Verduras e legumes podem ser utilizadas no almoço e no jantar (almoçar com um preto de salada é uma ótima opção, pois evita que a pessoa “abuse” na quantidade de alimento).

Esses são os principais grupos alimentares que devem estar a mesa do cidadão brasileiro e que são essenciais a boa alimentação e saúde do indivíduo.

Então, elabore já um cardápio saudável a sua dieta e seja mais saudável.

Compartilhe este artigo...

Artigos em Destaque