Diretório de Artigos

Onde Morar Em Curitiba?

Então você está procurando um lugar para morar em Curitiba? Pois Curitiba, como todos bem sabem, é a capital do estado do Paraná.

Situada a 934,6 metros de altitude, a cidade é considerada a capital mais fria do país – no alto inverno, temperaturas negativas são bastante comuns.

O município de Curitiba, sozinho, tem 1,8 milhões de habitantes. É a sétima cidade mais populosa do país. Em 2008, ela foi considerada pela revista norte americana Reader’s Digest (mãe da nossa Seleções) como a cidade de melhor qualidade de vida no Brasil. 

A capital paranaense é marcada pela forte presença de descendentes de imigrantes europeus, que vieram principalmente da Alemanha, da Itália, da Polônia e Ucrânia. As inovações no plano tornaram Curitiba famosa no mundo, principalmente pelo sistema de transporte públicos da cidade, os “ligeirinhos”.

A cidade também é modelo de qualidade em educação: Curitiba ostenta o menor índice de analfabetismo e melhor qualidade na educação básica entre as capitais brasileiras. 

Por essas e outras razões, a cidade atrai pessoas de todos os cantos do país. A fama de que o curitibano é um “povo frio” assusta alguns de início, em especial aqueles que estão à procura de um lugar para morar na capital paranaense.

O presente artigo pretende prestar ajuda àqueles que estão de mudança para a cidade, bem como aos que já vivem lá e querem alugar quartos em Curitiba.

Que tal conhecermos os bairros da cidade?

Batel

É um bairro nobre da região oeste da cidade. Extra-oficialmente, é considerado por muitos o centro da cidade – embora seja um bairro residencial, Batel concentra um grande número de bares e restaurantes, além de muitas lojas e três dos principais shopping centers da cidade: Crystal, Novo Batel e Shopping Curitiba.

É por onde passa a Av. Batel, famosa pelos bares cheios e clima amigável no fim do dia. Para os turistas, é também uma região que possui muitos hotéis.

Os aluguéis do bairro costumam estar entre os mais altos da região central da cidade.

Lugar de famílias tradicionais e repúblicas de estudantes de cursinhos pré-universitários.

Alto da XV

 O Alto da XV é um bairro que fica, bem, no alto da cidade. Localizado no centro-leste de Curitiba, o bairro tem como principal atração um grande mirante, junto à Praça das Nações. De lá se tem um dos mais belos panoramas da cidade.

A região é também conhecida por feiras de artesanato, que tem lugar semanalmente no bairro.

Grande parte da população do Alto da XV é formada por imigrantes europeus e antigos moradores do município. Aluguéis mais baixos para uma região próxima ao centro da cidade. 

Compartilhe este artigo...

Artigos em Destaque