Diretório de Artigos

Onde Morar Em Curitiba?

Então você está procurando um lugar para morar em Curitiba? Pois Curitiba, como todos bem sabem, é a capital do estado do Paraná.

Situada a 934,6 metros de altitude, a cidade é considerada a capital mais fria do país – no alto inverno, temperaturas negativas são bastante comuns.

O município de Curitiba, sozinho, tem 1,8 milhões de habitantes. É a sétima cidade mais populosa do país. Em 2008, ela foi considerada pela revista norte americana Reader’s Digest (mãe da nossa Seleções) como a cidade de melhor qualidade de vida no Brasil. 

A capital paranaense é marcada pela forte presença de descendentes de imigrantes europeus, que vieram principalmente da Alemanha, da Itália, da Polônia e Ucrânia. As inovações no plano tornaram Curitiba famosa no mundo, principalmente pelo sistema de transporte públicos da cidade, os “ligeirinhos”.

A cidade também é modelo de qualidade em educação: Curitiba ostenta o menor índice de analfabetismo e melhor qualidade na educação básica entre as capitais brasileiras. 

Por essas e outras razões, a cidade atrai pessoas de todos os cantos do país. A fama de que o curitibano é um “povo frio” assusta alguns de início, em especial aqueles que estão à procura de um lugar para morar na capital paranaense.

O presente artigo pretende prestar ajuda àqueles que estão de mudança para a cidade, bem como aos que já vivem lá e querem alugar quartos em Curitiba.

Que tal conhecermos os bairros da cidade?

Batel

É um bairro nobre da região oeste da cidade. Extra-oficialmente, é considerado por muitos o centro da cidade – embora seja um bairro residencial, Batel concentra um grande número de bares e restaurantes, além de muitas lojas e três dos principais shopping centers da cidade: Crystal, Novo Batel e Shopping Curitiba.

É por onde passa a Av. Batel, famosa pelos bares cheios e clima amigável no fim do dia. Para os turistas, é também uma região que possui muitos hotéis.

Os aluguéis do bairro costumam estar entre os mais altos da região central da cidade.

Lugar de famílias tradicionais e repúblicas de estudantes de cursinhos pré-universitários.

Alto da XV

 O Alto da XV é um bairro que fica, bem, no alto da cidade. Localizado no centro-leste de Curitiba, o bairro tem como principal atração um grande mirante, junto à Praça das Nações. De lá se tem um dos mais belos panoramas da cidade.

A região é também conhecida por feiras de artesanato, que tem lugar semanalmente no bairro.

Grande parte da população do Alto da XV é formada por imigrantes europeus e antigos moradores do município. Aluguéis mais baixos para uma região próxima ao centro da cidade. 

Os direitos autorais e pontos de vista expressos neste artigo são de responsabilidade do autor.

Compartilhe este artigo...

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram

Veja também...

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on email