Arquivo da tag: Festas

História Cultural Do Brasil

História Cultural Do Brasil

Conheça neste artigo um pouco da história cultural do Brasil

A cultura brasileira reflete os vários povos que constituem a demografia desse país sul-americano: indígenas, europeus, africanos, asiáticos, árabes etc.

Como resultado da intensa miscigenação e convivência dos povos que participaram da formação do Brasil surgiu uma realidade cultural peculiar, que inclui aspectos das várias culturas.

Cultura pode ser definida como o conjunto formado pela linguagem, crenças, hábitos, pensamento e arte de um povo. Outra definição de cultura se refere mais estritamente às artes de caráter mais erudito: literatura, pintura, escultura, arquitetura e artes decorativas.

Formação da cultura brasileira

O substrato básico da cultura brasileira formou-se durante os séculos de colonização, quando ocorre a fusão primordial entre as culturas dos indígenas, dos europeus, especialmente portugueses, e dos escravos trazidos da África subsahariana.

A partir do século XIX, a imigração de europeus não-portugueses e povos de outras culturas, como árabes e asiáticos, adicionou novos traços ao panorama cultural brasileiro.

Também foi grande a influência dos grandes centros culturais do planeta, como a França, a Inglaterra e, mais recentemente, dos Estados Unidos, países que exportam hábitos e produtos culturais para o resto do globo.

Os portugueses

Cavalhadas de Pirenópolis (Pirenópolis, Goiás) de origem portuguesa – Mascarados durante a execução do Hino do DivinoDentre os diversos povos que formaram o Brasil, foram os europeus aqueles que exerceram maior influência na formação da cultura brasileira, principalmente os de origem portuguesa.

Durante 322 anos o território foi colonizado por Portugal, o que implicou a transplantação tanto de pessoas quanto da cultura da metrópole para as terras sul-americanas. O número de colonos portugueses aumentou muito no século XVIII, na época do Ciclo do Ouro.

Em 1808, a própria corte de D. João VI mudou-se para o Brasil, um evento com grandes implicações políticas, econômicas e culturais.

A imigração portuguesa não parou com a Independência do Brasil: Portugal continuou sendo uma das fontes mais importantes de imigrantes para o Brasil até meados do século XX.

Língua Portuguesa

A mais evidente herança portuguesa para a cultura brasileira é a língua portuguesa, atualmente falada por virtualmente todos os habitantes do país.

Religião

A religião católica, credo da maioria da população, é também decorrência da colonização. O catolicismo, profundamente arraigado em Portugal, legou ao Brasil as tradições do calendário religioso, com suas festas e procissões.

Festas

As duas festas mais importantes do Brasil, o carnaval e as festas juninas, foram introduzidas pelos portugueses. Além destas, vários folguedos regionalistas como as cavalhadas, o bumba-meu-boi, o fandango e a farra do boi denotam grande influência portuguesa.

Folclore

No folclore brasileiro, são de origem portuguesa a crença em seres fantásticos como a cuca, o bicho-papão e o lobisomem, além de muitas lendas e jogos infantis como as cantigas de roda.

Culinária

Na culinária, muitos dos pratos típicos brasileiros são o resultado da adaptação de pratos portugueses às condições da colônia.

Um exemplo é a feijoada brasileira, resultado da adaptação dos cozidos portugueses. Também a cachaça foi criada nos engenhos como substituto para a bagaceira portuguesa, aguardente derivada do bagaço da uva.

Alguns pratos portugueses também se incorporaram aos hábitos brasileiros, como as bacalhoadas e outros pratos baseados no bacalhau.

Plantas

Os portugueses introduziram muitas espécies novas de plantas na colônia, atualmente muito identificadas com o Brasil, como a jaca e a manga.

Arte

De maneira geral, a cultura portuguesa foi responsável pela introdução no Brasil colônia dos grandes movimentos artísticos europeus: renascimento, maneirismo, barroco, rococó e neoclassicismo. Assim, a literatura, pintura, escultura, música, arquitetura e artes decorativas no Brasil colônia denotam forte influência da arte portuguesa, por exemplo nos escritos do jesuíta luso-brasileiro Padre Antônio Vieira ou na decoração exuberante de talha dourada e pinturas de muitas igrejas coloniais. Essa influência seguiu após a Independência, tanto na arte popular como na arte erudita.

Continue Lendo

A Páscoa E Sua Origem, Símbologia, Termos E Significados

A Páscoa E Sua Origem, Símbologia, Termos E Significados

Veja neste artigo tudo sobre a Páscoa e Sua Origem, Símbologia, Termos e Significados

A Páscoa (do hebraico Pessach, significando passagem) é um evento religioso cristão, normalmente considerado pelas igrejas ligadas a esta corrente religiosa como a maior e a mais importante festa da cristandade.

Na Páscoa os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo (Vitória sobre a morte) depois da sua morte por crucificação (ver Sexta-Feira Santa) que teria ocorrido nesta altura do ano em 30 ou 33 d.C.

O termo pode referir-se também ao período do ano canônico que dura cerca de dois meses a partir desta data até ao Pentecostes. Os eventos da Páscoa teriam ocorrido durante o Pessach, data em que os judeus comemoram a libertação e fuga de seu povo escravizado no Egipto (Portugal, PALOP’s e Timor) Egito (Brasil).

A palavra Páscoa advem, exatamente do nome em hebraico da festa judaica à qual a Páscoa cristã está intimamente ligada, não só pelo sentido simbólico de “passagem”, comum às celebrações pagãs (passagem do inverno para a primavera) e judaicas (da escravatura no Egito para a liberdade na Terra prometida), mas também pela posição da Páscoa no calendário, segundo os cálculos que se indicam a seguir.

A última ceia partilhada por Jesus e pelos discípulos é considerada, geralmente, um “seder do pesach” – a refeição ritual que acompanha a festividade judaica, se nos atermos à cronologia proposta pelos Evangelhos sinópticos.

O Evangelho de João propõe uma cronologia distinta, ao situar a morte de Cristo por altura da hecatombe dos cordeiros do Pesach. Assim, a última ceia teria ocorrido um pouco antes desta festividade.

Os termos “Easter” (Ishtar) e “Ostern” (em inglês e alemão, respectivamente) parecem não ter qualquer relação etimológica com o Pesach(páscoa). As hipóteses mais aceitas relacionam os termos com Eostremonat, nome de um antigo mês germânico, ou de Eostre, uma deusa germânica relacionada com a primavera que era homenageada todos os anos, no mês de Eostremonat, de acordo com o historiador inglês do século VII, Beda.

Origem dos Símbolos da Páscoa É sugerido por alguns historiadores que muitos dos atuais símbolos ligados à Páscoa (especialmente os ovos de chocolate, ovos coloridos e o coelhinho da Páscoa) são resquícios culturais da festividade de primavera em honra de Eostre que, depois, foram assimilados às celebrações cristãs do Pessach, depois da cristianização dos pagãos germânicos. Contudo, já os persas, romanos, judeus e armênios tinham o hábito de oferecer e receber ovos coloridos por esta época.

Ishtar tinha alguns rituais de caráter sexual, uma vez que era a deusa da fertilidade, outros rituais tinham a ver com libações e outras ofertas corporais. Um ritual importante ocorria no equinócio da primavera, onde os participantes pintavam e decoravam ovos (símbolo da fertilidade) e os escondiam e enterravam em tocas nos campos. Este ritual foi adaptado pela Igreja Católica no principio do 1º milênio depois de Cristo, fundindo-a com outra festa popular da altura chamada de Páscoa. Mesmo assim, o ritual da decoração dos ovos de Páscoa mantém-se um pouco por todo o mundo nesta festa, quando ocorre o equinócio da primavera.

Desfile de Páscoa em Madrid, Espanha Ovo de Páscoapascoa O hábito de dar ovos de verdade vem da tradição pagã. O hábito de trocar ovos de chocolate surgiu na França. Antes disso, eram usados ovos de galinha para celebrar a data. A tradição de presentear com ovos – de verdade mesmo – é muito, muito antiga.

Na Ucrânia, por exemplo, centenas de anos antes de era cristã já se trocavam ovos pintados com motivos de natureza – lá eles têm até nome, pêssanka – em celebração à chegada da primavera.ovo de pascoa de chocolate.

Os chineses e os povos do Mediterrâneo também tinham como hábito dar ovos uns aos outros para comemorar a estação do ano. Para deixá-los coloridos, cozinhavam-os com beterrabas. Mas os ovos não eram para ser comidos. Eram apenas um presente que simbolizava o início da vida. A tradição de homenagear essa estação do ano continuou durante a Idade Média entre os povos pagãos da Europa.

Eles celebravam Ostera, a deusa da primavera, simbolizada por uma mulher que segurava um ovo em sua mão e observava um coelho, representante da fertilidade, pulando alegremente ao redor de seus pés.

Os cristãos se apropriaram da imagem do ovo para festejar a Páscoa, que celebra a ressurreição de Jesus – o Concílio de Nicéia, realizado em 325, estabeleceu o culto à data. Na época, pintavam os ovos (geralmente de galinha, gansa ou codorna) com imagens de figuras religiosas, como o próprio Jesus e sua mãe, Maria. Na Inglaterra do século X, os ovos ficaram ainda mais sofisticados.

O rei Eduardo I (900-924) costumava presentear a realeza e seus súditos com ovos banhados em ouro ou decorados com pedras preciosas na Páscoa. Não é difícil imaginar por que esse hábito não teve muito futuro. Foram necessários mais 800 anos para que, no século XVIII, confeiteiros franceses tivessem a idéia de fazer os ovos com chocolate – iguaria que aparecera apenas dois séculos antes na Europa, vinda da então recém-descoberta América.

Surgido por volta de 1500 a.C., na região do golfo do México, o chocolate era considerado sagrado pelas civilizações Maia e Asteca. A imagem do coelho apareceu na mesma época, associada à criação por causa de sua grande prole.

Continue Lendo

Origem Do Carnaval

Origem Do Carnaval

Das festas populares do Brasil, o Carnaval é, sem dúvidas, a mais grandiosa delas e uma das poucas manifestações folclóricas que ainda sobrevivem e conseguem envolver o grande público.

A história do Carnaval começa há mais de 4 mil anos antes de Cristo, com festas promovidas no antigo Egito, como as festas de culto a Ísis.

Eram principalmente eventos relacionadas a acontecimentos religiosos e rituais agrários, na época da colheita de grandes safras. Desde essa época as pessoas já pintavam os rostos, dançavam e bebiam.

Há também indícios que o Carnaval tem origem em festas pagãs e rituais de orgia. Em Roma, as raízes deste acontecimento estão ligadas a danças em homenagem ao Deus Pã e Baco, eram as chamadas Lupercais e Bacanais ou Dionísicas.

Com o advento da Era Cristã, a Igreja começou a tentar conter os excessos do povo nestas festas pagãs. Uma solução foi a inclusão do período momesco no calendário religioso. Antecedendo a Quaresma, o Carnaval ficou sendo uma festa que termina em penitência na quarta feira de cinzas.

Os cristãos costumavam iniciar as comemorações do Carnaval na época de Natal, Ano Novo e festa de Reis.

Mas estas se acentuavam no período que antecedia a Terça-feira Gorda, chamada assim porque era o último dia em que os cristãos comiam carne antes do jejum da quaresma, no qual também havia, tradicionalmente, a abstinência de sexo e até mesmo das diversões, como circo, teatro ou festas.

No Corso, os carros abertos desfilavam nas principais ruas das grandes cidades.

De acordo com o calendário gregoriano, utilizado oficialmente na maior parte do mundo, o Carnaval é uma festa móvel porque é indicado pelo domingo de Páscoa, também uma data comemorativa móvel para que não coincida com a páscoa dos judeus. Para saber em que dia cairá as duas festas, determina-se primeiro o equinócio da Primavera (no Brasil é Outono). Não se pode esquecer que o calendário segue as estações do ano de acordo com o hemisfério norte, onde foi criado.

O primeiro domingo após a lua cheia posterior ao equinócio da primavera é o domingo de Páscoa. Face a essa regra, o domingo de carnaval cairá sempre no 7º domingo que antecede à Páscoa. A quaresma tem início na quarta feira de cinzas e como o próprio nome diz, tem duração de 40 dias.

Festa Temática De Menino - Vários Temas De Festa De Meninos

Festa Temática de Menino – Vários Temas de Festa de Meninos

O mercado atualmente oferece inúmeras opções de temas interessantes e encantadores para festas de aniversário

Na hora da escolha é quase impossível fugir da indecisão de qual temática escolher para a festa. Para acabar com a dúvida e acertar em cheio na escolha do tema da festa, diante de tantas opções, é preciso ficar atento as novidades entre a molecada.

Então vejamos abaixo os temas de festa de meninos, mais indicados pelos profissionais e requisitados pela garotada:

  • o tema circo é muito procurado para comemorar o primeiro aninho de vida dos meninos, pois além de ser colorido alegre e rico em personagens ainda trazem sorte ao aniversariante, segundo alguns supersticiosos.
  • para aniversário de dois anos, os meninos procuram por Cocoricó, Barney, Backyardigans, Caillou, Baby Disney e Ursinho Pooh.
  • os meninos que comemorarão três anos, têm preferência pelos temas Carros, Fazendinha, Bob Esponja, Bob O Construtor e Sítio Do Pica Pau Amarelo.
  • já para os meninos de quarto e cinco anos, Hot Wheels, Transformers, Era Do Gelo, Toy Story E Os Incríveis fazem muito sucesso!
  • os temas que fazem a cabeça da garotada de seis e sete anos são: super Heróis, Homem Aranha, Power Ranger, Ben 10 e claro, os times de futebol!
  • os meninos de oito e nove anos preferem Star Wars, High School Musical e os times de futebol.
  • já o tema para a decoração da festa de um garoto na fase “teen” pode e deve ser bem original. Luzes coloridas e banners com foto do aniversariante será sucesso garantido em festas.

Já os adolescentes querem se sentir num ambiente adulto e moderno, típico de uma balada.

Para a diversão da garotada prepare um ambiente totalmente decorado de acordo com o gosto e a personalidade do aniversariante, opte sempre por materiais de qualidade e se possível contrate uma equipe experiente. Sendo assim o aniversário de quem você ama poderá ser inesquecível.

lembrancinhas de casamento

Caixas de mdf decoradas para lembrancinhas de casamento

Todos nós sabemos como um casamento é um evento especial e esperado por todos, sejam os noivos, padrinhos e convidados.

E para que tudo seja um sucesso, os organizadores terão muito trabalho, pois o número de tarefas a serem realizadas, chega a exaustão. As roupas dos noivos, a igreja, o serimonial, o salão de festas, a decoração, o buffet, as bebidas, o som e muito mais, sem esquecer é claro, as lembrancinhas.

Um casamento sem as lembrancinhas, deixa de ter aquele charme do agradecimento especial pela presença dos convidados. Imagine um aniversário de criança sem os docinhos na mesa. Eles podem até não sentirem falta dos balões, dos animadores de festas e até mesmo do presente, mas os docinhos, se não estiverem na mesa, realmente faltou os atores principais.

No casamento é assim, após a cerimônia, todos não veem a hora de aproveitarem a festa. E estando na festa, não veem a hora de receberem a lembrancinha.

Uma festa de casamento com lembrancinhas feitas de caixas de mdf decoradas, é o que há de mais elegante e fashion no momento. Lembrando que é uma lembrancinha que não sai de moda.

Lembracinhas de caixas de mdf decoradas com tecido, combinadas com o as cores do tema da festa, irá enriquecer ainda mais decoração, e sendo o objeto mais desejado da festa.

Portanto, na hora de escolher  qual será a lembrancinha da festa do seu casamento, não deixe de levar em consideração as caixas de mdf decoradas. Acesse lindacaixa.com.br, e você terá idéias maravilhosas de lembrancinhas.

lembrancinhas de aniversário

Lembrancinhas de Aniversários Personalizadas

Quando você oferece uma festa de aniversário e você quer tornar o evento único e especial, lembrancinhas de aniversário personalizados é o ideal.

Não é tão difícil de elaborar lembrancinhas de aniversário personalizados e eles sempre funcionam bem para transformar o aniversário memorável.

A idéia por trás das lembrancinhas personalizadas de aniversário é dar um presentinho de agradecimento pelo comparecimento da festinha aos seus convidados. E nada melhor que uma lembrancinha que venha a ser lambrado por muito tempo.

Há muitos tipos diferentes de lembrancinhas e muito para escolher. São tantos que pode até ficar difícil de escolher. No entanto, com um pouco de tempo, um orçamento confortável e criatividade, você poderá encontrar uma lembrancinha de aniversário que a maioria, se não todos, irão apreciar.

Lembrancinhas de aniversário personalizados não são apenas para crianças, e adultos também podem se divertir com eles. A escolha de lembrancinhas para uma festa de adulto deve ser feita considerando o tema da festa. O importante com relação as lembrancinhas de aniversário é que eles deveriam dar um charme especial e a sensação de elegância e exclusividade. Um exemplo disso, são as caixas de mdf decoradas.

Mas se você não deseja gastar tanto com lembrancinhas de aniversário, você deverá ser bem criativo e pesquisar muito. Você deverá ser capaz de escolher algo que você mesmo gostaria de receber e que deve ser algo prático e significativo.

Todo mundo terá o prazer em receber uma lembrancinha personalizada e irá se sentir muito agradecido. Se você não optar por caixinhas de mdf decoradas, você poderá adquirir adesivos para presentes personalizados, fitas e empacotar as lembrancinhas para fazer com que tenham um ar mais distinto.

Quando se tratar de eventos, aniversários, casamentos, chá de bebê e outas ocasiões especiais, a sua mesa de lembrancinhas personalizadas é Linda Caixa. Caixas de mdf decoradas com tecidos, de vários tamanhos e modelos. Tudo para deixar a sua festa charmosa e elegante.

lembrancinhas para festas

Modernas lembrancinhas para festas

Confira algumas dicas de modernas lembrancinhas para festas

Lembrancinhas são tradicionalmente uma forma de agradecer a sua família e amigos pela presença em sua festa, seja de casamento, chá de bebê ou o seu aniversário.

Dito isto, só porque é tradição, não significa que tem que ser uma tradição chata. No mundo inteiro, essa tradição vem sendo passada de gerações para gerações, e cada vez mais, de manerias bem legais.

Confira essas versões exclusivas de lembrancinhas modernos que poderão surpreender e encantar seus convidados!

Lembrancinhas ecologicamente corretas

Hoje, o foco mundial se voltou para a criação de objetos ecologicamente mais responsáveis, tentando desfazer alguns dos danos causados pelo homem na Terra. Até mesmo os organizadores de festas também estão se adequando a esta tendência, oferecendo aos seus clientes, alternativas ecológicas para as lembrancinhas dos seus eventos.

O que mais encantador poderia ser uma caixa de MDF decorada, contendo uma sacolinha de papel reciclado cheias de sementes para cultivar bonitas flores ou até mesmo uma hortinha? Velas de soja é um outro exemplo de lembrancinha popularmente verde. Que tal artesanatos feitos de bambu. Este também pode ser uma opção ecologicamente amigável.

Ajude seus convidados a ajudar os outros

Uma das mais amáveis lembrança que um casal poderia dar na sua festa de casamento é o incentivo para os seus convidados ajudar alguém. Fazer uma doação para uma instituição de caridade em nome de seus convidados é um gesto bonito que todos os seus convidados irão apreciar.

Coloque toda doação em uma caixa de mdf bem decorada e envie para instituição que você escolher.

Enviar também um cartão de agradecimento em nome da entidade recebedora, fará com que seus convidados possam estender essa atitudes em seus eventos também.

Um portaretrato com uma foto tirado na festa

Uma tendência muito divertida e única em algumas festas é a contratação de fotógrafos que possam tirar as fotos com a temática da recepção e revelá-las durante a festa! Isso transforma a recepção em um momento onde os hóspedes podem se divertir e tirar ótimas fotos de si mesmos para fazer algumas lembranças próprias.

Se você decidir por essa opção em seu casamento, dar de lembrança uma moldura pequena, seria um complemento perfeito. Seus convidados poderão depois, colocar essa lembracinha em algum lugar de suas casas.

Como você pode ver, não há nada de chato nessa tradição de dar lembrancinhas. Esse gesto bonito de agradecer seus convidados, irão gerar uma chuva de agradecimentos por poder compartilhar esse dia especial com você.

Tenha a certeza de que, com qualquer uma dessas escolhas, seus convidados guardarão esse momento em suas memórias para sempre.

Baby shower cupcakes

Dicas e exemplos de lembrancinhas para sua festa de Chá de Bebê

Veja algumas dicas e exemplos de lembrancinhas para sua festa de Chá de Bebê

Há uma grande variedade de lembrancinhas de Chá de bebê para você escolher. Na maioria das vezes, apenas necessitamos de tempo suficiente para fazer uma pesquisa completa das lembrancinhas disponíveis no mercado, bem como dos materiais necessários para torná-lo da maneira como você quer.

Além disso, a criatividade é um fator essencial para a elaboração de lembrancinhas originais, sem gastar muito dinheiro. Um bom exemplo de uma lembrancinha de chá de bebê são sabonetes, sachês ou velas de diferentes cores, formas e tamanhos. Existem muitos estilos de sabonetes e sachês perfumadas disponíveis nas lojas de decoração festa que são adequados para serem utilizados como lembrancinhas. Estes podem ser personalizados e transformados em presentes muito criativas e atraentes. Principalmente se colocados dentro de caixas de mdf decoradas personalizadas com alguns atrativos como fitas e flores artificiais.

Enquanto isso, as cestas também são ideais para lembrancinhas. Para aqueles que têm orçamento extra, um pequeno urso de pelúcia ou brinquedinho pode ser colocado dentro da cesta, de acordo com o tema da festa.

Para um tema ecologicamente correto, as lembrancinhas feitas de materiais orgânicos estão ficando cada vez mais comuns. Oferecer frutas frescas e vegetais pode ser um bom presente de boas-vindas para os convidados da festa.  Mudas e plantas pequenas em vasinhos também são boas formas de lembranças. Outra idéia, seria uma caixa de mdf decorada contendo saquinhos de papel reciclado com sementinhas semeáveis de flores ou rosas.

Artesanato feitos à mão feitos de materiais orgânicos também são uma forma única de presente ou lembrança. Em cada lembrancinha do chá de bebê, é uma oportunidade de incluir uma etiqueta que contenha uma mensagem sobre fazer sua parte para salvar a mãe Terra. Uma lembrancinha ecológica para o chá de bebê não apenas vai ajudar a conservar o meio ambiente, mas também é uma boa maneira de fazer grandes economias, especialmente se o orçamento é limitado.

Se você não tem orçamento suficiente para lembrancinhas que contenham presentes que incluem brinquedos de pelúcia, bonecas, carrinhos e soldados e outros, Os artigos personalizados também são boas formas de lembrancinha. Estes incluem canecas, relógios de parede, camisetas.

Por fim, a escolha da lembrancinha do chá de bebê não depende apenas do custo. Depende principalmente de como da criatividade do organizador em encontrar idéias e materiais que venham a combinar com o tema escolhido Embora seja apenas uma pequena parte do chá de bebê, a parte das lembrancinhas merece uma atenção especial para que você alcance uma satisfação geral, sua e dos seus convidados.