Oscar Niemeyer, arquiteto brasileiro reconhecido mundialmente, nasceu em 1907 na cidade do Rio de Janeiro.
Um ícone da arquitetura moderna, Niemeyer deixou obras pelo mundo todo. Rio de Janeiro, São Paulo, Nova York, Paris, Salvador, Brasília, Curitiba, Itália, Portugal, Argélia, o mundo era pequeno para esse grande nome.
Oscar Niemeyer morreu em 5 de dezembro de 2012 aos 104 anos, ainda contemplando o ato de projetar em seu escritório com vista para Copacabana.
Projetos de Niemeyer no Rio de Janeiro
Figuram como algumas de suas obras no Rio de Janeiro, a Obra do Berço, seu primeiro projeto em 1937; o Ministério da Educação e Saúde, que ajudou a desenvolver junto com Lúcio Costa e Le Corbusier, além de outros arquitetos; o MAC em Niterói, um dos maiores símbolos do estilo Niemeyer.
No Rio de Janeiro também encontramos o Banco Boavista, o Caminho de Niemeyer em Niterói, o Sambódromo do Rio de Janeiro, o Memorial JK, o Edifício Manchete, entre outros.
Projeto de Niemeyer em São Paulo
Em São Paulo, Niemeyer projetou a famosa Casa das Canoas, o Edifício Copan, o Memorial da América Latina e o Parque do Ibirapuera, incluindo diversos e curiosos pavilhões.
Projetos de Niemeyer em Brasília
Brasília é de Niemeyer. Considerando a grande quantidade de edifícios projetados pelo arquiteto, a capital do Brasil é praticamente uma exposição literal e real de sua arte e arquitetura.
Está aí o Palácio da Alvorada, o Palácio do Planalto, a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, o Edifício do Congresso Nacional, a Casa do Cantador, entre outras obras.
Projetos de Niemeyer no Brasil
Oscar Niemeyer também foi responsável pela Igreja São Francisco de Assis e o Conjunto da Pampulha em Belo Horizonte, abusando de uma notável plasticidade. Ainda em Minas Gerais, projetou a Residência de Chico Peixoto e o Colégio Cataguases, com jardins de Burle Marx e murais de Paulo Werneck e Portinari.
Na Paraíba projetou a estação Cabo Branco de João Pessoa. Em Natal o Parque da Cidade Dom Nivaldo; o Centro Cultural Casa das Américas em Nova Friburgo; a Holoteca em Foz do Iguaçu; a Universidade de Música e Arte de Araraquera; o Museu Pelé em Santos; o Centro Cultural Oscar Niemeyer em Goiânia; o Terminal Rodoviário de Londrina; o Memorial da Cabanagem em Belém no Pará.
Projetos de Niemeyer pelo Mundo
Está entre as obras internacionais de Oscar Niemeyer, o centro Cultural Internacional Oscar Niemeyer em Astúrias na Espanha; a Universidade de Constatine e a Mesquita de Argel na Argélia; a sede do Partido Comunista em Paris; a Bolsa de Trabalho Bobigny e o Centro Cultural Le havre em diferentes localidades da França; a Editora Mondadori na Itália; o Pestana Casino Park em Funchal, Portugal; a sede das Nações Unidas em Nova York; o Pavilhão da Serpentine Gallery na Inglaterra; o Acqua City Palace na Rússia; entre outros tantos projetos.
Oscar Niermeyer lecionou na Universidade de Yale nos Estados Unidos, abriu um escritório na Champs-Elyséés em Paris, escreveu diversos livros, ganhou vários prêmios e ainda representou em escultura sua arte, com monumentos na Nicaragua, Senegal, Havana, Paris, Rio de Janeiro e Salvador.