Na busca do melhor jeito de manter aquela joia de família sempre brilhando, ou até mesmo só para ostentar um pouco mais o anel de casamento no dia do aniversário da data, tem gente que usa de tudo.
Há uns anos atrás ainda era comum ver uns vendedores de porta em porta mostrando a eficiência destes últimos, ou então naqueles tele comerciais que diziam ter a solução ideal para todos os problemas.
Nada podia estar mais distante da realidade. Segundo muitos especialistas em conservação de peças de uso diário ou constante, na maioria das vezes dá para fazer voltar o brilho reluzente do anel de ouro usando apenas água e sabão.
Claro, nem tudo é tão simples assim, porque não é para jogar os anéis todos numa bacia e esfregar como as lavadeiras no riacho.
Como limpar anel de Ouro?
É preciso limpar com alguma delicadeza para não fazer riscos. Quando terminar a limpeza, o melhor é enxugar a peça com um pano ou papel que não deixe pelos.
Para limpar um anel de ouro, você pode usar produtos e técnicas simples, como:
Detergente neutro:
Mergulhe o anel em água morna com detergente neutro e deixe de molho por 15 minutos. Em seguida, esfregue com uma escova de dentes macia e enxágue com água quente.
Vinagre de álcool:
Pode usar vinagre de álcool para limpar alianças.
Pasta de dente branca:
Use pasta de dente branca, sem cor, com um pano ou escova de dentes macia. Esfregue suavemente e enxágue com água corrente.
Flanela mágica:
Use uma flanela mágica para devolver o brilho ao anel.
Para evitar danificar o anel, EVITE:
- Usar produtos muito fortes, como acetona ou água sanitária
- Usar substâncias abrasivas, como bicarbonato de sódio ou pasta de dente
- Usar escovas de dentes muito duras, nem tecidos grosseiros
- Usar água muito quente
- Guardar o anel com peças de outros metais, como prata ou outros acessórios de ouro
Para secar o anel, use um pano limpo e macio.
Outro método que pode resultar é uma solução caseira, uma mistura de uma parte de amônia com seis partes de água.
As joias devem ficar submersas na solução por um período curtinho, mais ou menos um minuto. O polimento da peça, após a sua retirada da mistura, é da máxima importância.
Dê preferência à camurça – não à toa, o material que forra as caixinhas onde os anéis são apresentados nas joalherias.
É bom lembrar que não há nada melhor do que a prevenção e que há alguns produtos que sujam mais que outros, como loção, pó, sabão de lavar roupa, alvejante, cloro.
A oleosidade natural da pele também pode ajudar a tirar o brilho de uma peça de ouro.
Também o atrito de uma joia com outras pode fazer com que ela precise ao menos de uma escovada com algo de pelos macios, para desembaciar, por exemplo, ou fazer reaparecer o brilho. O ideal é guardar o anel em caixas forradas.
Você pode gostar