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Novo emprego! E agora?

Depois de uma maratona de entrevistas, do estresse de procurar um novo desafio, você está prestes a iniciar em um novo emprego?

Prepare-se para encarar uma fase que envolve adaptação às novas demandas técnicas e profissionais e a integração social, com a nova equipe.

Dizem que é raro termos uma segunda chance de causar uma boa impressão, e geralmente é verdade, o que acaba causando boa parte da tensão do inicio em um novo trabalho.

Começar algo novo exige desapego ao que ficou para trás então direcione o seu olhar para frente e foque todos os seus esforços em iniciar bem essa nova etapa de sua carreira profissional.

Uma das definições para o verbo iniciar é: Sujeitar-se à iniciação: Iniciou-se na ordem rosa-cruz. Eu considero que, assim como começar em uma nova seita espiritual, iniciar em um novo trabalho exige submeter-se a todo um ritual de iniciação.

Nas empresas esse ritual não é totalmente explicito, portanto vai exigir de você um cuidado especial.

Trabalhando como Consultora dentro de empresas e atendendo profissionais em processo de Coaching, observo que muitos dos erros cometidos pelos novos funcionários são simples de serem evitados.

Tudo que vamos realizar na vida, é bom que seja precedido de uma reflexão, pois esse cuidado vai garantir menos ” tropeços” e consequentemente mais sucessos.

Vou enumerar abaixo algumas dicas que podem servir de base para uma reflexão antes de começar em um novo emprego e ajudar a ter uma iniciação mais tranquila e suave.

Algumas das informações abaixo estão no livro 60 Verdades para Administrar sua Carreira, de Karen Otazo:

  • No primeiro dia, apresente-se para cada um dos colegas. Um aperto de mão e um “muito prazer” já é suficiente.
  • Em hipótese alguma, faça qualquer comentário pessoal sobre colegas de trabalho. Você ainda não sabe quem é amigo de quem. E por enquanto, você só sabe que ninguém ainda é seu amigo.
  • Colete informações práticas:
    • Saber claramente a localização da sua sala e mesa de trabalho, e como chegar a ela a partir das entradas e dos demais locais relevantes.
    • Saber onde estão as saídas e os locais relevantes à sua atividade.
    • Saber onde ficam os banheiros, a copa, o almoxarifado e a copiadora.
    • Saber o seu telefone e ramal, bem como os dos seus principais contatos.
    • Saber seu login e senha.
    • Saber quais manuais ou guias a organização espera que você leia.
    • Saber o nome e cargo do seu chefe e dos demais colegas próximos – anotá-los discretamente.
  • Começar com a corda toda pode lhe causar problemas

Essa atitude pode gerar agitação entre os colegas, desequilíbrio na empresa e desvantagens a logo prazo.

Você precisa causar uma boa impressão sem pisar no calo de ninguém.

Vale a pena investir um tempo prévio em analisar a situação, conversar com as pessoas, ler relatórios …

  • Feche a boca e não confie em ninguém: quanto menos você falar, mais aprenderá

Nos primeiros dias você deve apenas observar e ouvir, enquanto se expõe o mínimo possível.

Reunir informações de maneira inteligente ajudará você a saber em quem pode confiar e a encontrar estratégias para lidar com aqueles com os quais não tem tanta certeza.

  • Depois de se mudar, cresça onde você esta

Você precisa esquecer seu antigo local de trabalho, o modo como às coisas eram feitas lá, e criar raízes na nova empresa, mostrando lealdade e gratidão. Caso esteja voltando para uma empresa onde já trabalhou, vale a mesma regra, esqueça os velhos tempos E estabeleça vínculos com o novo momento da empresa.

Os recém-chegados precisam conquistar o direito a critica mostrando que conhecem a empresa primeiro.

  • Aproprie-se de seu emprego sem pisar em ninguém

Há dois tipos de pessoas com as quais você deve ser especialmente cuidadoso: aquelas que, de algum modo, consideram seu trabalho parte do território delas (ex. alguém que já ocupou o seu cargo) e as diretamente abaixo de você na hierarquia, que podem sentir que sabem mais do que você ou até mesmo terem almejado seu cargo.

Faça-lhes perguntas abertas, resistindo à tentação de dar sua opinião, a menos que peçam. Respeite-as e tenha consideração por seus pontos de vista – o que não significa que você seja obrigado a segui-los.

Como recém-chegado, você sempre deve começar a partir do que já se encontra disponível. Antes de fazer qualquer modificação, ouça os outros e seja simpático.

  • Descubra quem sabe o quê: construa seu círculo de informações

É importante ter fontes de informações dentro e fora da empresa. Essas devem ser pessoas em quem você pode confiar plenamente.

  • Saiba em quem confiar para não se queimar

A confiança é algo que se desenvolve gradualmente por meio de experiências compartilhadas.

É útil considerar cuidadosamente que tipo de confiança você deve depositar em cada pessoa. (Leia o post – Em Quem você confia? por Liana Westin – 26/11/2011)

  • Respeite seu chefe: vale a pena fazer as coisas do jeito dele

Um bom relacionamento com seu chefe faz toda a diferença em seu crescimento profissional. Seu chefe pode construir sua reputação ou pode destruí-la completamente.

Não importa o que você pense sobre seu chefe, aja sempre com respeito. Você pode aprender muito com um chefe ruim. É seu papel se adaptar aos métodos de trabalho de seu chefe, e não o contrário.

Lembre-se: Para ser diferente primeiro você tem provar que sabe ser igual!

Pense nisso e compartilhe suas impressões sobre esse post, quem sabe já passou por alguma situação que pode dividir conosco.

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Abraços.

Yara Leal de Carvalho

www.questaodecoaching.com.br

Os direitos autorais e pontos de vista expressos neste artigo são de responsabilidade do autor.

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