Brincadeira sem dúvida é coisa séria

Brincadeira sem dúvida é coisa séria

Por Maria Zilda da Silva Barbosa, Luciana Rossi Nascimento, Neide Rossi, Simone Batista Campos, Maryanah Silva Barbosa, e Aline Muniz. Certamente, o brincar é essencial para o desenvolvimento das crianças dentro da escola, pois auxilia nos aspectos físico, mental e social. Além de ser uma característica natural da infância, o brincar deve ser incentivado por … Ler mais

As linguagens na primeira infância

Por Neide Rossi, Simone Batista Campos, Ludmilla Paniago Nogueira, Maria Zilda da Silva Barbosa e Maryanah Silva Barbosa Logo após o nascimento os bebês necessitam de estímulos que desenvolvam os sentidos do tato, paladar, visão, audição, e respondem aos estímulos com o corpo ao enrijecer-se ou enrugar-se de tensão, prazer ou sofrimento. O contato visual … Ler mais

A importância da Educação Infantil na construção do crescimento intelectual da criança

educacao infantil crescimento intelectual

RESUMO Este trabalho tem como objetivo estudar a importância da educação infantil na construção do desenvolvimento intelectual, moral e social da criança, essencial para a aquisição da aprendizagem. Ressalta-se a relevância desse tema, já que a educação infantil, sendo a etapa inicial da vida escolar, precisa ser amplamente discutida de forma positiva. É nesse período … Ler mais

Inclusão no Ambiente Escolar

A cada dia estamos mais familiarizados e inseridos no termo Inclusão. Quando tratamos da Inclusão estamos abrangendo toda e qualquer pessoa com deficiência, visando inseri-la na sociedade, mas, o que realmente está sendo realizado em sala de aula? A Lei n°13.146/45 Lei Brasileira de Inclusão, assinada em 06 de julho de 2015 institui o estatuto … Ler mais

Teoria crítica, hermenêutica e formação de professores: contribuições de Mario Osorio Marques

Marta Cristina Barbosa Ludmilla Paniago Nogueira Neide Figueiredo de Souza O referido texto em forma de artigo cujo título é: Teoria crítica, hermenêutica e formação de professores: contribuições de Mario Osorio Marques dos autores: Martin Kuhn e Helena Copetti Callai, procura sustentar que o diálogo proposto por Mario Osorio Marques, teoria crítica e a hermenêutica, … Ler mais

Estratégias de ensino da leitura

Ana Dionizia de Souza Aquino Ludmilla Paniago Nogueira Neide Figueiredo de Souza Segundo a BNCC – Base Nacional Comum Curricular (2019) é preciso ampliar as possibilidades de construção do conhecimento aos alunos, de modo que não se perca o que eles apreenderam antes de chegar no Ensino Fundamental, seja na educação escolar, seja no âmbito … Ler mais

Breve reflexão sobre alfabetizar e letrar

Neide Figueiredo de Souza  Ludmilla Paniago Nogueira Ana Dionízia de Souza Aquino Vivemos numa sociedade letrada, com linguagem oral e escrita e dependemos da leitura para a convivência, pois quando saímos pela cidade deparamos com letreiros, placas, jornais, rótulos. A criança convive com isso desde cedo, portanto o letramento chega primeiro do que a alfabetização, … Ler mais

O desenho na infância

O desenho na infância

Ana Dionizia de Souza Aquino Ludmilla Paniago Nogueira Neide Figueiredo de Souza Geralmente as crianças de 4 a 5 anos estão na fase inicial de alfabetização, porém não realizam leitura de textos ou palavras complexas, mas realizam leitura de imagem e, estas imagens facilmente são retratadas em seus desenhos corriqueiros, do dia a dia. Portanto, … Ler mais

O desenho, representação do pensamento da criança

Ana Dionizia de Souza Aquino Ludmilla Paniago Nogueira Neide Figueiredo de Souza A criança ao elaborar seus desenhos conta sua história e automaticamente traduz seus sentimentos e emoções é pelo desenho que ela age e interage com o meio, por isso a importância da valorização do desenho na escola da infância, e da valorização deste … Ler mais

Breve reflexão sobre a rotina na Educação Infantil

Ana Dionísia de souza Aquino Ludmilla Paniago Nogueira Neide Figueiredo de Souza A rotina na Educação Infantil deve ser um momento prazeroso para a criança pequena, não é repetição mecânica, como numa fábrica de automação, deve ser realizada de forma que as crianças queiram repeti-la. Segundo Kishimoto (2012, p.112): “Em uma sala vazia uma criança … Ler mais

O espaço da Educação Infantil

Cuidar e Educar na Educação Infantil

Ana Dionizia de Souza Aquino Ludmilla Paniago Nogueira Neide Figueiredo de Souza A educação infantil vive um período muito rico e efervescente de ideias e debates. Assim, como de clareza sobre a importância fundamental das boas e enriquecedoras experiências que as crianças devem ter nessa etapa inicial da vida, nas quais são determinantes de muitas … Ler mais

A visão de Vigotski sobre a influência do brinquedo no desenvolvimento da criança

Vigotski brinquedo da criança

Ana Dionozia De Souza Aquino Ludmilla Paniago Nogueira Neide Figueiredo de Souza Para Vigotski (1998a, p. 121), não há como ignorar “[…] o fato de que o brinquedo preenche necessidades da criança”, tudo aquilo que é para a criança, motivos para ela agir, sempre ligado à sua maturação. A princípio, segundo o autor, a criança … Ler mais