Diretório de Artigos

Curiosidades Sobre a Culinária Japonesa


culinária japonesa é mundialmente conhecida. Aqui, no Brasil, ela é o símbolo de sofisticação e da elegância.

São pratos mais saudáveis e com alto valor nutritivo.

A história da culinária japonesa teve como marco inicial principal o cultivo de arroz no país durante o período da Antiguidade.

O século XIX também foi uma era de grande desenvolvimento dos pratos no Japão. Foi nesse século, por exemplo, que receitas de massas (como o macarrão) se tornaram comuns na culinária japonesa, por influência dos chineses.

Também foi nesse tempo que a etiqueta modificou-se, e até hoje, a maneira de portar-se e sentar-se a mesa mantém a tradição.

Uma das características mais diferentes na culinária oriental é o modo de comer os alimentos. Ao invés dos talheres ocidentais, utiliza-se normalmente o hashi e antigamente as refeições eram apreciadas em mesas mais baixas do que as usadas pelos Ocidentais.

Há também outras características tradicionais como a cerimônia do chá e eventos onde as refeições são elaboradas de maneira especial.

A culinária japonesa é rica em alimentos a base de arroz, peixes e outros frutos do mar, também são comuns os legumes, as sopas e os cogumelos.

Na cultura japonesa existe uma boa variedade de pratos tradicionais entre eles destacam-se:

Sushi

É famoso em todo mundo, existem diversos tipos de sushi, entre eles: Makizushi, Temakizushi, Narezushi, etc. O prato é feito a base de arroz e o recheio de peixe ou até mesmo com de ovo em formato de bolinho.

Yakisoba

Trata-se de um macarrão oriental que é servido juntamente com vegetais. Sendo apreciado pelo valor nutritivo.

Karaage

Uma deliciosa fritura japonesa, que é formada principalmente de carne e tempero de soja.

Sashimi

O sashimi, no Japão, são todas as receitas que são servidas cruas, geralmente peixe, mas também algumas vezes carne.

Entre esses pratos conhecidos está o Basashi (feito com carne de cavalo), Tataki (feito com atum), Fugu (feito com peixe). Este último é fatiado com um tipo de peixe venenoso por isso é uma receita perigosa que só é feita por profissionais bem qualificados.

Omu-Soba

Trata-se de uma espécie de omelete feita com Yakisoba.

Korokke

Esta receita trata-se de uma deliciosa mistura de purê de batata com frutos do mar e vegetais.

A culinária japonesa oferece pratos saborosos que podem ser apreciados em restaurantes especializados ou até mesmo em casa com receitas encontradas em sites e livros de culinária oriental.

Compartilhe este artigo...

Artigos em Destaque