Arquivo da tag: Natal

Árvore de Natal

Como Decorar sua Casa para o Natal

A tão tradicional Árvore de Natal pode estar presente em todo o tipo de casas, mas sua dimensão deve estar de acordo com o ambiente da casa que você irá colocar.

Se você mora em um apartamento muito pequeno, é bom que a árvore de Natal seja também pequena para não atrapalhar a passagem de pessoas nem deixar o ambiente muito carregado. 

O contrário também não fica proporcional, já que uma Árvore de Natal muito pequena não ficará visível se a sala for muito grande.

No lado de fora, os pisca-piscas na janela são o mais comum de ser utilizado, assim como a Guirlanda na porta da frente.

Mas, você pode ousar um pouco mais e comprar grandes bonecos de neve sintéticos e exibi-los em lugares abertos, como varandas viradas para a rua.

Os bonecos de Papai Noel também são uma opção muito divertida para fazer a decoração de Natal, e são facilmente encontrados em diversas lojas em todo o Brasil, principalmente nesta época do ano e podem decorar quartos, salas, varandas, etc.

A Decoração da Árvore fica a critério de cada um, mas devemos ressaltar que muitos enfeites podem deixá-la carregada demais!

Para quem está apertado e com dificuldades para fazer compras e decorar sua casa para o Natal, há a opção de cortar custos e fazer uma decoração muito bonita usando a sua própria criatividade, fazendo guirlandas, presépios e mais.

Alguns cuidados de segurança devem ser tomados na decoração de casas para o Natal, como na manipulação de objetos de vidro como as bolas decorativas para a árvore, apagar o pisca-pisca durante o horário do sono e etc para evitar acidentes.

Arranjos de Natal

Arranjos de Natal

Veja aqui várias dicas sobre como fazer os Arranjos de Natal para você decorar sua casa e deixa- la linda para esta data maravilhosa que é o Natal.

Você pode usar o seu gosto e compor os arranjos com flores e folhas de sua preferência. O ideal é combinar as cores para dar um efeito harmonioso ao seu arranjo e conseqüentemente a Decoração de Natal da sua casa.

Um exemplo é usar flores vermelhas combinadas com folhas e flores brancas ou coloridos.
Para a base do arranjo, vamos utilizar argila que tem a consistência ideal para o que vamos fazer, e usar uma planta medicinal chamada cancerosa para esconder a argila de apoio.

Se não for viável a você a utilização da cancerosa, use a criatividade e dê um jeitinho para substituir o efeito da mesma.

Para compor as flores do arranjo, a dica é usar 2 ramos de Mickey, 2 ramos de begônia alta para iluminar o arranjo e dar um efeito super legal e depois as rosas vermelhas, que não poderiam faltar como atração principal.

As bocas-de-leão de várias cores podem substituir algumas plantas, e podem ser encontradas na maioria das floriculturas.

Agora, é só manusear o arranjo e colocá-lo num suporte legal e decorar a sua mesa natalina! Mas cuidado!

Ao trabalharmos com rosas, temos que tirar todos os espinhos para evitar cortes.

Se precisar de uma opinião mais experiente quanto a combinação de cores e tipos de plantas para formarem o seu Arranjo de Natal, é só consultar o floriculturista que com certeza terá boas idéias e saberá te orientar quanto a isso.

Natal

Natal e a Decoração da Casa

Na ceia de Natal tudo tem que estar perfeito para receber os parentes e amigos.

Os enfeites são escolhidos a dedo, a árvore de Natal deve ter seu brilho e a refeição deve ser no mínimo saborosa.

Tudo faz parte da decoração e das preocupações nessa época do ano.

Com tantos detalhes para se pensar não podemos deixar de lado o pensamento relacionado aos gastos da festa. Diminuir os enfeites ou a refeição vai causar desconforto das pessoas envolvidas.

Por tanto a sugestão é: procure alternativas como os artigos de artesanato.

Com tantos detalhes para se pensar não podemos deixar de lado o pensamento relacionado aos gastos da festa.

Diminuir os enfeites ou a refeição vai causar desconforto das pessoas envolvidas. Por tanto a sugestão é: procure alternativas como os artigos de artesanato.

Dicas de Decoração com Artesanato

Usar e abusar da criatividade no Natal pode ser uma boa opção para quem precisa economizar nessa época.

Trabalhos com jornais, garrafas pets, pinho são praticamente sem custo algum para o artista, mas pode ser o charme que a decoração precisa.

Decoração da Sala Principal

As garrafas pets podem virar enfeites como guirlanda, bolas para árvores de natal ou até mesmo a própria árvore de Natal principal da festa.

O uso de gliter , fitas e outros enfeites são essenciais para o acabamento da árvore.

Decoração da Sala de Jantar

A mesa de jantar para a ceia de Natal pode receber enfeites menores para não ocupar o lugar da refeição e pratos.

As cestas decoradas fitas vermelhas e verdes podem conter os pinhos.

Para colocar os pinhos na mesa lembre-se do cheiro que podem incomodar as pessoas que estão comendo então é recomendado passar camadas de verniz de madeira algumas horas antes de utilizá-lo como enfeite.

Receita de Panetone

Melhor Receita de Panetone para o Natal

Aproveite o seu natal com uma deliciosa Receita de Panetone

Tem quem não goste das frutas cristalizadas, para esses inventaram o panetone de chocolate.

Tem aqueles que se preocupam com a boa forma, para esses: panetone light. E tem até aqueles que torcem o nariz mas acabam sempre comendo “um pedacinho”.

Difícil mesmo é encontrar quem, em época de Natal, não se renda a esse pão doce italiano que já virou um dos produtos mais consumidos pelos brasileiros no final do ano.

Por isso hoje você vai aprender uma deliciosa receita de panetone.

Mas como surgiu o panetone? São várias as histórias que envolvem o doce. A mais famosa (e mais romântica também!) conta que um rapaz de Milão se apaixonou pela filha de um padeiro, mas o pai da amada não aceitava o namoro.

Para tentar se aproximar do sogro, que se chamava Toni, ele se disfarçou de ajudante e criou a receita do pão doce, que logo virou um sucesso.

As pessoas passaram a procurar a padaria pedindo pelo “pão do Toni”. Nem é preciso dizer que logo o tal pão virou “Panetone” e se tornou tradição na Itália e no Brasil também.

Ingredientes

  • 1 Kg de farinha de trigo
  • 100 g de fermento biológico
  • 200 g de manteiga
  • 200 g de açúcar
  • 15 g de mel
  • 8 gemas
  • 10 g de sal
  • 250 g de frutas cristalizadas
  • 150 g de uvas passas embebidas no rum
  • 1 pitada de vanilina ou aroma de baunilha
  • raspas e suco de laranja
  • água até dar o ponto

Modo de Preparo

  1. Numa vasilha, misture 100 g de farinha, o fermento e um pouco de água
  2. Fica com aparência de esponja
  3. Deixe descansar por 15 minutos e depois adicione o restante dos ingredientes, colocando as frutas cristalizadas e as uvas sempre por último e faça uma massa bem macia
  4. Deixe descansar, coberta por um pano, durante 20 minutos e em seguida, faça os modelos, coloque nas formas e deixe descansar novamente até quase atingir o dobro
  5. Leve para assar numa assadeira ou em forma de papel, colocando num forno aquecido a uma temperatura média de 180 graus
Ceia de Natal

Ceia de Natal

O Natal se aproxima e já é hora de organizar os preparativos para a ceia e grande noite

ceia de Natal é uma tradição na maioria das casas do mundo todo (todos os países. culturas e tradições).

Além de reunir a família e os amigos, o cardápio recheado de receitas deliciosas é um dos grandes atrativos (e, certamente, mais esperado) da comemoração.

Peru, chester, bacalhau, lombo de porco, arroz à la grega, rabanada… Esses são apenas alguns pratos que têm a “cara” da ceia natalina. Seguem algumas dicas para ajudar na organização da ceia de Natal:

Uma sugestão prática é o serviço de bufê à americana. Assim, todos ficam à vontade e podem se servir em uma mesa central, onde os pratos salgados estão dispostos.

A ceia é servida à meia-noite (como diz a tradição), mas é válido ter uma mesa de petiscos com frios e frutas secas.

Calcula-se cerca de 550 g por pessoa para os pratos quentes, sendo que crianças comem menos e, alguns adultos, mais. Dois perus de 5 kg cada servem aproximadamente 24 pessoas.

Uma coletânea com músicas natalinas faz parte do clima da festa, assim como a decoração natalina na casa (uma árvore para acomodar os presentes é imprescindível).

O preço dos alimentos típicos da ceia de Natal sobe conforme a data se aproxima, por isso, vale a pena planejar a sua ceia com antecedência e tirar vantagem de promoções durante o ano.

Finger Food

Finger food: estilo para a ceia natalina

Finger food, os petiscos fáceis de servir para a sua ceia de natal.

Família reunida, confraternização, clima de harmonia e paz. Tudo isso pede comida de qualidade e a tradicional ceia natalina.

A tendência de servir pequenas, delicadas e apetitosas porções de petiscos com uma bela apresentação é novidade na ceia de Natal.

O finger food (que se come com a mão, algo prático, informal, que permite aos convidados comerem de pé, sem prato ou talheres, porém, em grande estilo) ganha versões natalinas e se transforma numa ótima opção de entrada para a ceia de natal.

Para os petiscos ficarem com a cara do Natal é interessante utilizar ingredientes da época como as frutas secas e as aves típicas.

O finger food, por contar com uma bela apresentação e pelo uso de ingredientes sofisticados, colabora para oferecer uma noite elegante para seus convidados.

Para ser chamado de finger food é importante que a porção possa ser degustada em uma única mordida.

Espetinhos de queijo e azeitonas

Compre espetinhos de madeira curto, e para cada um espete uma azeitona recheada (compre pronta ou use azeitona sem caroço) e uma bolinha de mussarela de búfala.

Guarde na geladeira coberto com filme plástico até a hora de servir. Regue com um pouco de azeite extra virgem, salpique pimenta rosa e orégano fresco. Sirva.

Panetone

Panetone recheado para o Natal

Com a chegada do Natal, as pessoas já começam a preparar as comidas e guloseimas tradicionais para essa data tão especial.

Então, que tal aprender uma receita diferente de panetone? É um panetone recheado de dar água na boca. Confira o passo a passo desta deliciosa receita.

Ingredientes do panetone:

  • – 1 panetone de 500 g
  • – 2 colheres (sopa) de açúcar
  • – 1/8 de litro de sorvete de creme ou de morango
  • – 100 g de chocolate meio amargo  picado
  • – 1/3 lata de creme de leite

 Modo de preparo:

Com o auxílio de uma faca, corte uma tampa do panetone e retire o miolo, deixando uma borda com cerca de 3 cm e reserve.

Em uma tigela, bata o creme de leite com o açúcar, até que fique em ponto de chantilly. Com uma colher, vá distribuindo o chantilly no fundo e na lateral do panetone. Leve ao freezer.

Após esta primeira etapa, deixe o sorvete amolecer um pouco e distribua sobre o chantilly já firme.

Leve novamente ao freezer até firmar. Derreta o chocolate em banho-maria e adicionar o creme de leite.

Esfarele o panetone reservado, misture com o creme de chocolate e preencha o restante do panetone. Coloque a tampa e leve para gelar por cerca de 1 hora.

Ingredientes da cobertura:

  • – 1/2 colher (sopa) de margarina
  • – 2 colheres (sopa) de cacau em pó
  • – 1/2 xícara (chá) de açúcar
  • – 3 colheres (sopa) de leite

Modo de preparo da cobertura:

Em uma panela, misture todos os ingredientes (margarina, cacau em pó, açúcar e leite). Leve ao fogo até que levante fervura. Deixe esfriar e coloque sobre o panetone.

Conserve na geladeira até o momento de servir. Faça a receita com três dias de antecedência e conserve no freezer.

Além desta deliciosa receita, selecionamos três endereços de buffet que você poderá encontrar essa guloseima:

– Amor aos Pedaços: disponível em todas as lojas da rede, o panetone (R$ 53,00; 500 g) é acompanhado de uma bisnaga de brigadeiro ou bicho de pé (400 g), uma espátula e um sachê com granulado ou açúcar para confeitar.

– Brigadeiros by Cousin’s: para o Natal, a marca elaborou um brigadeiro recheado de panetone (R$ 4,00 cada um).

– Confeitaria Dama: além de uma opção com geleia de damasco e frutas secas, propõe uma opção recheada de brigadeiro e coberta por pastilhas de chocolate (R$ 58,00; 700 gramas).